Condições dos presos

A equipe da ONU, que veio discutir as condições dos presidios e dos presos do Estado, está reunida no Hilton Hotel, ali na Presidente Vargas, em frente a Praça da República, local bastante aprazível de Belém.

Ainda bem que os dignitários estrangeiros não ficaram  próximos destes fétidos depósitos de presos, já pensou a imagem que levariam de Belém? De parabéns quem organizou o evento e os preservou destas imagens dantescas.

Mas bem que podiam ir até a velha Central de Polícia, hoje desativada. E por falar em Central de Polícia, aquele prédio tem muitas histórias.

Antigamente, era a porta de triagem para o Presidio São José. O preso ficava primeiro na permanência, detido, esperando esclarecimento do seu caso, se até as dezoito horas não fosse liberado, era recolhido ao famigerado e temido Pátio da Central. Era dali que sai o bloco de carnaval da quarta feira de cinzas, denominado “O que é que eu vou dizer em casa”, as pessoas iam para a porta da Central ver a cara dos arruaceiros, ficava em frente da DET (Delegacia Estadual de Trânsito).

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB