Praças cercadas, praças protegidas.

Não estou suportando ver o estado lastimável que fica a Praça da República após um final de semana. As pessoas dizem que é falta de lixeira, de banheiro ou de limpeza. Não é não. Temos lixeiras e banheiros na praça e equipes permanentes, tanto da Sesan quanto da Guarda Municipal, mas o uso inadequado e intensivo está degradando o Parque João Coelho e o complexo Praça da República.

A SEMMA gasta dinheiro para recuperar gramado, bancos, paisagismo. Só autoriza o uso se as pessoas se comprometem com a limpeza, mas não adianta. Na segunda feira o rastro da destruição está lá.

Muitas atividades acontecem na praça a revelia do Poder Público. Partidos, sindicatos ou movimentos marcam suas manifestações para o Complexo, porque ali já tem um público fiel e cativo. Este povo não se dá ao trabalho nem de mobilizar as pessoas, ainda mais respeitar a Cidade.

Outras pessoas acham que já pagam seus imposto e podem ir até a Praça fazer o que bem entendem, deixando o lixo e a destruição por conta do poder público. Fora isso, tem o comércio informal que tenta vender qualquer coisa na rua. O pior é que as pessoas compram.

Muitas praças, como as das fotos, no Rio de Janeiro são cercadas. Quando o poder público cercou as praças, houve muito protesto, mas hoje as pessoas aprovam e dizem que as praças estão mais protegidas de vândalos. Será essa uma saída?

Tá na hora das pessoas respeitaram mais o que é público, pois é de todos e custa dinheiro manter ou recuperar o que se quebra. Entidades amigas de Belém está na hora de trabalhar também pela Cidade.

Pça Cercada Rio (2) Pça Cercada Rio

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB