Senado homenageia Pedro Teixeira

Neste momento, por proposição do senador paulista Aloizio Mercadante, o Senado realiza uma sessão especial para comemorar os 370 anos da expedição amazônica de Pedro Teixeira, desbravador português considerado o "Conquistador da Amazônia".

O senador Flexa Ribeiro foi a salvação da lavoura, o único paraense presente para resgatar a importância de Pedro Teixeira para Amazônia e o Pará.

Flexa fez um belo pronunciamento mostrando que a Amazônia foi desbravada e fundada a partir de Belém e do Pará, por Castelo Branco primeiro e em seguida por Bento Oliveira e Pedro Teixeira. Alias, foi Pedro Teixeira e Bento Oliveira autores do Brasão D’Armas de Belém nossa bela Cidade das Mangueiras, que dia 12/01 completa 394 anos de fundação.

Vamos preparar Belém para os 400 anos? O que vocês acham disso?

Imagem 003

Além de Belém, que tem uma Praça em homenagem a Pedro Teixeira, outra Cidade que homenageia o Navegador é Cametá. Ali tem uma estatua e um monumento com um belo brazão e placas comemorativas a conquista do Altoamazônia.

O Senado bem que podia ter levado em consideração a bela história e contribuição do Pará para a conquista da Amazônia, mas ao invés disso apenas votou o plebiscito da divisão do Estado sem um bom debate, mas deixa pra lá. Veja o monumento e as placas camentaenses.

059 056 057 058

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB