A farsa da farsa

O economista Armando Soares, em um artigo publicado hoje em O Liberal, promete desvendar a grande farsa do aquecimento global. Serão, segundo ele, vários artigos contendo opiniões contrárias as teses de que a temperatura do Planeta está sendo alterada pela ação devastadora do homem.

Armando, que se intitula o porta-voz da verdade absoluta, ataca o Governo, o acusando, sem dor nem piedade, de produzir mitos como Marina Silva e Chico Mendes e “outras pessoas do conhecido aparato ambientalista-indigenista?”

Dr. Armando, lhe darei atenção por Vossa Senhoria ser a pessoa que é, e integrar a equipe de consultores da FAEPA, entidade de grande credibilidade, que congrega boa parte do PIB do Pará, responsável pela produção agrícola do norte do país. Meu esforço, dr. Armando, é para que as suas “verdades” não induzam produtores rurais sérios a tomar decisões desastrosas contra os seus próprios interesses, adotando práticas e métodos de produção dilapidadoras das suas propriedades.

Assim como tem cientistas, Dr. Armando, que estão a serviço de pessoas ou instituições que simplesmente não querem o desenvolvimento, tem cientistas, como estes citados por Vossa Senhoria, que estão a serviço do exagero cometido pela indústria automobilística, petrolífera ou daqueles que querem continuar extraindo matéria prima dos países em desenvolvimento.

O vídeo que Vossa Senhoria cita está na Internet, Youtube, e foi exibida a pelo menos dois anos atrás. Seu conteúdo foi contestadíssimo, veja um outro vídeo, com outra versão: ' target=_blank>A farsa da farsa

Quem são os cientistas que o senhor cita no seu artigo?

O primeiro deles é o professor Tim Ball (Timothy F. Ball) que é professor aposentado da Universidade de Winnipeg, desde 1996. Em toda sua carreira acadêmica Ball publicou quatro pedaços de pesquisa original. Ball, embora se intitule o primeiro PhD em climatologia, ainda não publicou nenhuma pesquisa nova nos últimos 11 anos. Por fim o professor Tim Ball é executivo do Natural Resource Stewardship Project," (NRSP), entidade financiada pela indústria petrolífera e de energia.

Piers Corbyn é astrofísico do http://www.weatheraction.com/ contestador da teoria das alterações climáticas por conta do acúmulo de CO2 na atmosfera.

Philip Stott é professor emérito da Universidade de Londres, especializado em biogeografia, portanto, não é climatologista. O esforço cientifico do professor Stott não é contestar as mudanças climáticas, mas de se contrapor ao modelo de previsão destas mudanças, pois acredita que o sistema de climas é caótico, por isso de difícil previsão. “Ele considera a mudança climática a norma das coisas e admite que os seres humanos estão influenciando o clima através de muitos fatores e não apenas através de emissões".

Paulo Reiter é professor de entomologia médica no Instituto Pasteur em Paris, foi demitido do IPCC por discordar das pessoas que faziam pronunciamentos autoritários, a partir dai passou a lutar para retirar seu nome das publicações do IPCC e descredenciar o painel enquanto órgão puramente cientifico.

O artigo cita uma outra pessoas denominada Iam Clark para o qual não encontrei qualquer referência.

De todos os cientistas apontadas aqui, apenas o professor Corbyn tem méritos acadêmicos específicos sobre o tema, mas a sua principal divergência se localiza em métodos de previsão de clima, o que não autoriza, Dr. Armando, as suas afirmações de farsa do aquecimento global ou das mudanças climáticas.

O Senhor, no seu artigo, está apenas reproduzindo, como se verdade absoluta fosse, um debate feito por dois canais de televisão britânicos, um ligado aos conservadores e outro aos republicanos. A série de televisão produzida pelo canal 4, que Vossa Senhoria usou, visou desconstituir uma outra série de televisão produzida pela BBC.

Dr. Armando, como Vossa Senhoria trabalha para uma entidade sindical séria ligada aos produtores rurais, em que o fator clima tem uma ligação direta com suas atividades, que tal indicar a eles a leitura de uma pesquisa científica elaborada pela EMBRAPA, sob a responsabilidade do profissional Daniel Pereira Guimarães, da Embrapa Batata e Sorgo, que utiliza uma das séries mais longas de dados coletados no Brasil: de 1889 até 2008. Leia matéria: Jornal da Ciência – SBPC.

O sonho africano e amazônico de se desenvolver não está sendo impedido pelos membros do IPCC e nem pelas OGNS ambientalistas. Os pobres daqui e os pobres de lá serão pobres com ou sem aquecimento global, pois o que determina a riqueza ou a pobreza não são as leis da natureza, mas outras que vocês os economistas estudam e as conhecem muito bem. As mudanças climáticas apenas agravarão a situação de quem é pobre, seja de que continente for.

Como até aqui o Senhor não provou a farsa do aquecimento global, desejo-lhe um feliz ano de 2010, esperando o seu próximo artigo, carregado de verdades absolutas, para voltar ao debate.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB