Manuel Pioneiro será o novo presidente do Legislativo

Tudo sacramentado para a eleição de Pioneiro como presidente da Assembléia Legislativa do Estado. O PMDB, vendo que não tinha chance, abandonou o PT e decidiu apóia-lo, mas indicou Simone Morgado como primeira secretaria. Carmona retirou sua candidatura. Agora só falta compor a chapa e esperar o resultado.
Dos 41 deputados tomarão posse, votarão, primeiro para presidente, e depois para os membros da mesa. Manoel Pioneiro, mesmo concorrendo sozinho, pode não ter a unanimidade, pois ninguém sabe como votará o representante do PSOL, Edmilson Rodrigues, mas receberá a esmagadora maioria dos votos.
A eleição de Pioneiro é uma vitória do Governo, pois todos governadores sempre fazem seu candidato pela força da máquina, porém os números de votos e a quantidade de partidos apoiando deve ser creditado ao próprio candidato. Manoel Pioneiro é simpático, nunca brigou com ninguém, não tem adversário declarado e será acessível aos colegas, moeda fundamental no processo.
O PMDB, embora tenha saído da disputa principal, está levando o segundo maior cargo da Casa que é a primeira secretaria, com certeza com a ordem de não deixar Pioneiro jogar solto, afinal, ainda existe a disputa da sucessão de Hélder em 2012.
Para concluir, quero apenas alertar aos que não conhecem o funcionamento do parlamento, que o resultado das eleições da mesa não significa tranqüilidade para a governabilidade, uma vez que isso deve ser negociado diariamente.
zecarlosdopv@gmail.com
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB