Antônio Vieira sabia das coisas

Antonio Vieira

O Rei de Portugal indagou ao Padre Antônio Vieira sobre a conveniência de nomear dois capitães-mores ou um governador para o estado do Pará e leiam o que o Padre respondeu:

“Senhor. – No fim da carta de que V.M. me fez mercê me manda V.M. diga meu parecer sobre a conveniência de haver neste estado ou dois capitães-mores ou um só governador.

Eu, senhor, razões políticas nunca as soube, e hoje as sei muito menos; mas por obedecer direi toscamente o que me parece.

Digo que menos mal será um ladrão que dois; e que mais dificultosos serão de achar dois homens de bem que um.”

O conselho do Padre Vieira foi seguido por El Rey e desde lá o Pará, com muita dificuldade, consegue governantes, e que Vieira reze pelo nosso futuro sempre.

Antônio Vieira – 1654 ( Pará, Capital: Belém – Memórias & Pessoas & Coisas & Loisas da Cidade)

 

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB