Trabalho infantil

Uma feirante da Terra Firme me fez a seguinte indagação: se eu não posso trazer meus filhos para ajudar-me aqui na Feira, por que a Xuxa, o Didi podem botar seus filhos para trabalhar com modelo ou participar de programa na televisão?

A senhora dizia que não concordava, por exemplo, com atitude de conselheiros tutelares, que na madrugada, no CEASA, detém crianças que acompanham seus pais. “Essas pessoas não tem com quem deixar os filhos e os trazem juntos até por segurança. Que mal há nisso? pergunta”.

O Brasil peca, exagera, ao querer transformar-se em país de primeiro mundo sem cuidar das ações básicas. Lugar de criança é na escola e brincando, concordo. Então, vamos construir escolas com bons equipamentos de lazer e boas equipes pedagógicas. 

Muitos confundem ou exageram na dose. Ao aplicar o principio da proibição do trabalho do menor, devemos ter o cuidado de não impedir que pais transmitam aos filhos seus conhecimentos profissionais. As vezes é muito melhor um filho junto ao pai no seu ambiente de trabalho, do que na rua nas mãos do traficante.

A Xuxa pode por a Sasha para trabalhar como modelo, assinando contrato milionário, mas o filho do feirante, que dignamente vende verdura, não pode levar o filho para aprender e vender já que vai herdar sua banca no futuro? Herdar uma banca de verdura em uma feira é tão digno quanto suceder o pai no escritório de contabilidade.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB