O IBOPE e a Valéria Prefeita

O IBOPE no Pará é campeão em apontar preferido que depois perdem as eleições. Se fosse pelo IBOPE a prefeita de Belém seria a Valéria, lembram disso? Duciomar era o mais rejeitado e perderia a prefeitura.

Estes números divulgados, mesmo com os exageros da manipulação, são importantes e vão fazer a diferença daqui para frente.

Veja, por exemplo, que a campanha majoritária vai mudar de rumo na propaganda eleitoral. Nos bastidores as pessoas começarão a fazer suas análises, colocando em cima do tabuleiro todas as peças do jogo.

Prefeito vai lembrar do passado. Candidatos de 2012 e 2014 vão pensar nas sucessões e nos seus opositores. Deputados vão relembrar como era a relação com o Governo. O lideres populares e sindicais devem imaginar como será o tratamento com um ou com outro possível Governador. Todos devem lembrar que um Governador governa com equipe e qual será a equipe que vai governar com um ou com outro? O eleitor vai querer associar o próximo governador com o futuro presidente, afinal de contas o Pará já ficou na oposição ao Presidente da República e não foi nada fácil.

Tudo isso influenciará nas próximas pesquisas, salvando a imagem do IBOPE, que, aqui no Pará, erra sempre até as vésperas do pleito, quando, num passe de mágica, aproxima os números, particularmente nas duas últimas verificação, tática manjadíssima.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB