A Rede Bandeiras preparou tudo para exibição do primeiro debate. Os critérios de participam foram democráticos e permitirem a permissão de quatro candidatos: Marina Silva, Serra, Dilma e Plinio de Arruda, porém o formato foi pensado para colocar os primeiros em confronto direto.
Os índices de audiência, porém não foram generosos com Band. Segundo o microblog TVaVer às 23h57 os números eram os seguintes: Globo 17.6 Record 12.1 SBT 8.1 Band 3.7.
A população preferiu assistir o jogo classificatório da taça Libertadores, entre São Paulo e Internacional, exibido pela Rede Globo, no lugar de assistir quatro candidatos e um grupo de perguntadores.
Claro que estes índices não são definitivos. No dia seguinte, no local de trabalho, na internet, nos bairros ou pela rádio, as pessoas acompanham a repercussão dos debates querendo saber quem se saiu melhor.
Ao povo, porém, não se deve atribuir toda a culpa por ter que optar entre um bom futebol e um duvidoso debate. Os diretores e profissionais da Globo agiram de caso pensado. Encurralaram o eleitor sem qualquer chance de defesa. O que vale para eles é a corrida atrás de bons pontos no Ibope.
O compromisso com um futuro melhor para o Brasil está submetido a outros interesses. Do episódio tira-se uma lição, o slogan “Cidadania, a gente vê por aqui” não passa de um slogan.