Por que o povo desacredita dos políticos?

A campanha eleitoral impulsiona alguns candidatos a dizerem o que o eleitor quer ouvir, independentemente se é verdadeiro ou possível acontecer. Uma outra atitude é atacar irresponsavelmente o adversário, atribuindo-lhe culpa por tudo de ruim que acontece na sociedade, deste mal padecem todos.

O PSDB paraense exibe nas inserções um quadro sobre a copa do mundo ardilosamente trabalhado. Mostra o mapa e diz que para o mundo a copa será no Brasil. Para o Brasil os jogos serão em Manaus e não em Belém.

Com esta peça publicitária o PSDB quer que o eleitor associe e responsabilize a governadora Ana Júlia por não termos sido escolhido para sediar os jogos da Copa de 2014. Ao mesmo tempo quer que o eleitor deduza que se o PSDB estivesse no Governo, Belém seria uma das sedes da Copa.

Primeiro é preciso que todos entendam que quem escolhe as sedes dos jogos, em que pais for, é a FIFA e não os governos locais que opinam sobre a questão. Sejam eles governos de direita ou de esquerda. Tucanos ou japiins.

O PSDB não pode acusar a Governadora pela perda da sede, pois é sabido o esforço que o Governo fez para isso, como não pode dizer que se eles estivessem governando o Pará os jogos viriam para cá, pois os critérios são da FIFA. Os Tucanos paraenses sabem disso, pergunto: por que então usam a propaganda para induzir as pessoas ao erro?

Peguei este exemplo, mas ele se estende para outros campos e outros partidos, que com esta atitude acabam desacreditando os políticos perante o povo.

Hoje (23)  pela manhã Domingos Juvenil em entrevista na Rádio Cultura falava de segurança pública. Disse o candidato que fica assustado com o número de assassinatos, com as pessoas presas dentro de casa enquanto os bandidos estão soltos. Depois apresentou a formula mágica: contratar mais policiais.

Domingos Juvenil, nestes quatro anos, exerceu o segundo cargo mais importante do Pará, a presidência da Assembléia Legislativa do Estado, podia fazer e não fez, mas agora se deu conta da necessidade de contratar mais policiais.

Juvenil também sabe que se fosse eleito governador não teria verbas suficientes para contratar o número policiais que promete contratar. Sabe, ainda, que ter mais policiais, por si só, não resolve o problema. Então porque mente o candidato?

Os candidatos mentem, exageram, enganam, por que acham que o povo não tem inteligência suficiente para descobrir a verdade. O problema é quando conseguem a vitória em cima de mentiras e no governo nada fazem. O resultado é a descrença nos políticos e na politica. Encarar o eleitor e dizer aquilo que de fato é real, acredito que ajuda muito mais a democracia.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB