Sobra dinheiro e falta competência

Estou convencido que o problema do Brasil não é a ausência de recurso público para prestar um bom e correto serviço a população. Estamos diante da falta de competência e interesse de gestores com os direitos da população.

Por que estou dizendo isto? Ontem fui a Igarapé Açu, um município que fica aqui pertinho de Belém. Gasta-se hora e meia para chegar a sede do Município. De lá, por uma pequena estrada de terra e mais meia hora de carro, chega-se a comunidade Santa Rosa. Reunido com os líderes locais, estes me apresentaram seus principais problemas.

A escola municipal de primeira à quarta do ensino fundamental tem apenas uma sala. Neste ambiente, apenas uma professora ministra aula a todos os alunos de todas as séries se ao mesmo tempo. Imaginem a confusão e o pouco aproveitamento destes estudantes com este método duvidoso de ensinar?

Os alunos quando conseguem, neste ambiente de confusão, chegar ao quarto ano, para prosseguir seus estudos, devem faze-lo na sede do município, mas dependem do transporte escolar que está em greve.

Pergunto: qual é o futuro desta educação? E ainda querem que atinjamos bons índices de avaliação nos testes que o MEC realiza.

O mesmo quadro verifica-se na saúde, cujo remédio mais eficaz é um carro velho do líder comunitário, que socorre a todos nas emergências.

Dizer que a Prefeitura não tem dinheiro para construir salas de aulas e contratar professores não é crível. O mesmo se pode dizer com relação a saúde, ali bem que cabe a Prefeitura implantar um Posto de Saúde da Família.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB