Navio traz invasores

Os navios que circulam pelos portos do Pará são responsáveis por introduzir espécies invasoras no estuário amazônico. Venho dizendo isso a um bom tempo, mas o assunto não repercutia.

Hoje leio na Folha de São Paulo que os navios são responsáveis por 55% das espécies invasoras, segundo Rosa Souza, bióloga da Universidade Federal Fluminense, em apresentação durante o encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Natal.

Os navios para manter a estabilidade usam um tanque com água, é a chamada água de lastro. Ao chegar nos portos, antes de embarcar carga, está água é esgotada, ocorrendo então a transferência de espécies de um ecossistema para outro. Ainda tem o caso de espécies transportadas através da bioincrustração, que o acumulo de organismos no casco da embarcação).

O Pará recebe muitos navios vindo de outros continentes, carregados de água de lastro, seja no porto de Barcarena ou no Trombetas, sem que esse item seja devidamente fiscalizado pelas autoridades ambientais e da Marinha.

Faço, então, o alertar para que se proceda imediatamente o cumprimento da legislação de proteção das nossas espécies, antes que seja tarde.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB