Belo Monte e mais dúvidas

Os ribeirinhos não foram ouvidos

DSC05552

Daqui deste ponto, no sitio Pimental, o Xingu será barrado. Esse mundão de água será desviado por dois canais até a Casa de Força Principal para impulsionar 20 turbinas. De toda água que passava por aqui um pequena parte, acredito que menos de 10% verterá por sete pequenas turbinas, chamada de casa de força complementar.

DSC05524

A Volta Grande do rio Xingu sumirá. No seu lugar sobreviverá apenas um pequeno rio de menos de 10% do volume atual. As espécie aquáticas que vivem hoje ai, incluindo os peixes ornamentais, alguns raríssimos como é o caso do acará zebra, ou zebrinha, muito disputado pelos aquaristas, terão que fazer um enorme esforço de adaptação ao novo ambiente, como duvidas se conseguirão.

Araras (10)

Os rio Bacajá e Bacajaí, afluentes do Xingu, acostumados a desaguar num rio caudaloso e de enorme fluxo, um dia vão chegar a sua foz e tomar um susto ao ver que a Volta Grande praticamente sumiu. Estes dois corpos d'águas precisaram se adaptar.

DSC05611

O povo Juruna e os Araras que bebem a água do Xingu, pescam neste Rio, lavam seus corpos e sonhos nas corredeiras enormes da Volta Grande e usam essas estradas para chegarem até Altamira; vão ter que se contentar em reduzir e interromper está longa relação amorosa com o Xingu.

DSC05542

O rio Xingu seco na Volta Grande secará a vida dos pescadores ribeirinhos, brasileiros apaixonados, que nunca forma ouvidos. Mas pode encher o leito seco, da outrora Volta Grande, de bateias e mercúrio dos garimpeiros havidos por um filão ou uma boa pedra incrustrada do metal amarelo e brilhos que a muitos seduz.

DSC05594

Todas as belas imagens publicadas nos post de Belo Monte foram clicadas por Ana Júlia Almeida. Não esqueçam que estas imagens estão com seus dias contados.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB