Belo Monte e mais dúvidas

O Povo Arara da Volta Grande

Araras (11)

Estive visitando a Volta Grande do rio Xingu acompanhado do cacique Luiz Xipáia e de Marilene Xipáia. Conheci e conversei com os representantes dos índios Araras da Volta Grande. Vi o local onde o Rio vai ser barrado. Fui até as comunidades ribeirinhas da Ilha da Fazenda e Ressaca, próximo ao Garimpo do Galo.

Terminei a visita mais apreensivo com os resultados das compensações sócios-ambientais.

Primeiro houve uma clara manobra da FUNAI no caso da audiência dos indígenas no processo e isso ficou claro com o evento do presidente Lula no dia 22 de junho em Altamira. Lá, no dia 22, foi entregue um documento ao Presidente e dois representantes indígenas se pronunciaram. Para quem não leu o documento, não conhece a realidade e apenas ouviu o representante Xicrim e Parakanã, saiu com impressão que os indígenas estavam a favor de Belo Monte.

Na Aldeia Arara, ouvindo o chefe Josiney narrar os bastidores do processo de elaboração do documento, dá para sentir o tamanho da manobra. Os Araras e os Juruna, povo diretamente atingidos continuam contra. Dizem que o documento não era favorável, mas apenas elencava as questões indígenas; que os dois povos ouvidos não serão atingidos pela Barragem.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB