Grupo Reviver de Igarapé Açu

multifotos

Participei do “Arraiá do Reviver”, festa junina do Grupo de Terceira Idade de Igarapé Açu que apóia minha candidatura a deputado federal.

São senhoras da sociedade local que resolveram dizer não a essa idéia implantada de desprezo aos mais velhos. Elas se organizaram num respeitável clube que promove festas, passeios, atividades produtivas. O Grupo é muito respeitado na Cidade.

A minha estada lá na Festa do Reviver me fez pensar sobre o papel dos mais velhos em uma sociedade. Antigamente o Senado da República era reservado aos mais velhos, por isso era tratado como uma Casa Conservadora.

Hoje, além baixaram a idade do Senador, episódios que começaram com a briga Jader x Antônio Carlos Magalhães, passando por José Arruda, Renan Calheiros e José Sarney, mancharam definitivamente a imagem daquela Casa Revisora.

Nos povos indígenas o papel dos velhos como conselheiros é destacado e bem aceito por todos. Em  outras nações o conselho de anciãos é respeitado e até institucionalizado. Muitas religiões usam o conselho de presbíteros, que são os anciões, algumas chegam até a delegar a estes, e só a eles, determinados sacramentos.

A nossa geração simplesmente encostas os velhos desprezando todo o saber por eles acumulados, preferindo recorrer as Wikipédia. Será que não está ai a origem de muitos problemas, incluindo o tratamento ao meio ambiente, que enfrentamos na atualidade?

Viva o Grupo Reviver e a bela noite junina com direito a comidas típicas, quadrilha, boi bumbá e xotes de Luís Gonzaga. Curta a música e compare se não é melhor que todas as atuais:

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB