É charlatanismo ou religião?

No segunda, dia 07, voltando de viagem, cheguei em casa 01,00 hora. Sem sono resolvi assistir televisão e dei no canal 10 da Rede Record num programa de um Pastor, que não gravei o nome, que atendia aos telespectadores por telefone e ouvia seus problemas para tascar conselhos.

Quando liguei, o Pastor está finalizando um atendimento, logo após apresentou um produto chamado de banho. Era um líquido de coloração avermelhada que dizia ser fabricado por obreiras, que oram antes para pedir proteção divina e depois utilizam sete ervas Bíblicas com as quais o banho é preparado. O banho de descarrego vem acondicionado em uma embalagem parecida com essas de chope que vendem nos bairros e, segundo ele, serve para tudo.

Após apresentar o produto o Pastor mandou rodar um video com depoimentos de pessoas que haviam utilizado o tal banho e curado os seus males. Primeiro foi uma senhora que procurou a Igreja porque estava "fria" com o marido; foi a Igreja, recebeu o banho e chegando em casa convidou o marido para tomá-lo, foram juntos para o banheiro, desse dia em diante a vida sexual do casal esquentou e até hoje mantém um bom rítmo, graças ao produto. Outro depoimento, dessa vez era um senhor que dizia não conseguir dormir há 05 anos e que para domir um pouco tomava diariamente uma garrafa de 51 e muitas cervejas, só assim conseguia o sono pretendido. O senhor procurou a Igreja , recebeu o banho e pimba! adomerceu como um anjinho, desse dia em diante não teve mais problemas de insônia e nem bebeu mais.

O Pastor retornou e passou a atender uma Senhora da Cidade Nova, cujo marido havia saído de casa e foi morar com outra mulher que está grávida dele. O marido, vez por outra, volta a sua casa e diz que a amava e aos seus quatro filhos, sabia que havia errado, mas não conseguia se livrar da outra relação. O Pastor então disse a mulher que Deus estava com ele e não com a outra, pois Deus é família e a outra está destruindo a família; pede que ela se dirija a Igreja na terça feira e o procure levando um bermuda do marido e uma peça de roupa sua para que seja feito orações e o mal seja expulso através dessas peças de roupa.

Terminado o tempo do programa o Pastor pede que o Câmera dê um close-up em sua mão, e pede para as pessoas escostarem suas mãos no video e orarem junto com ele.

Isso é religião ou alguma outra forma de crime contra a fé das pessoas? Sou pela liberdade de culto religioso, mas fico em dúvida com relação a essas práticas e penso que temos o direito ao debate a luz da ciência e do direito. O que vocês acham?

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB