Sistema de transporte fluvial para Belém

O Bom Dia Brasil mostrou hoje que o Estado de São Paulo abrirá enormes canais para implantar um sistema de transportes de cargas por meio de balsas, significando uma economia de oitenta por cento do transporte convencional e um alivio para o trânsito da cidade. Belém não precisa construir nada, tem uma via natural de transporte circundando a cidade e não usa. Por que será?

Vejamos o seguinte exemplo, e só ele basta. Todas as frutas, verduras, legumes, cereais que chegam nas feiras e supermercados da cidade, saem de São Paulo de caminhão, atravessam todo o Brasil, entra em Belém pela única via existente, indo para o Ceasa, que fica as margens do rio Guamá. Depois, estes produtos voltam de carro e circulam novamente por dentro da cidade, para chegar aos pontos de venda. Tudo isso a um custo financeiro enorme que é repassado para o consumidor.

Se o produto, ao invés de circular por caminhões, transitasse por um sistema fluvial da Ceasa a pontos de distribuições estratégicos pela cidade, não seria menos custoso? As Universidades paraenses bem que poderiam dar uma mãozinha e fazer os estudos, apresentando projetos para os governantes acomodados.

O transporte de passageiros por barcos nunca foi implantado como sistema integrado por interferência negativa do poder econômico. Belém nao merece sofrer tanto.

 

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