Bragança esquece dos problemas e dança na Globo

Pela graça da cidade e energia do seu povo, Bragança foi escolhida para sediar o novo quadro do programa Domingão do Faustão, a "Dança da Galera". É bem verdade que a indicação não foi fruto de um trabalho de marketing de órgãos de turismo. Deveu-se a singela indicação de um motorista. O empregado que dirigia a vam da empresa Alucar, contratada para levar a equipe da Rede Globo até Salinópolis, foi o responsável por Bragança ser escolhida.

A produção do programa foi até Salinas com a intenção de rodar o quadro naquela cidade. Logo na entrada passaram por dois ciclistas, foram até a beira da praia do Maçarico sem encontrar uma viva alma. Já de volta, passaram pelos mesmo ciclistas. Decidiram então que ali não tinha gente, nem animação suficientes. O motorista da Van alugada aconselhou-os a procurarem Bragança. "Lá a gente bate numa lata e o povo se ajunta", disse. Os globais foram até Bragança, e já em pouco tempo, mil e setecentas pessoas estava inscritas para participar da gravação. Ô povo animado!

Um povo animado, sim senhor. Mas guerreiro e também muito resistente, características marcantes que podem ter sido a causa de os chamarem "Caetés". Os traços da personalidade dos bragantinos também explicam como eles sobrevivem a tanta adversidade.

O PIB per capta bragantino é de R$ 3.600,00 por ano, um quinto do baixissimo PIB per capta mundial. Apenas 5,6% dos domicílios bragantinos dispõe de saneamento considerado adequado. Só 9.500 dos 27.000 domicílios estão ligados a rede geral de abastecimento de água. Sem renda, sem saneamento adequado e sem água tratada como é que um povo assim tem tanta energia para fazer a "Dança da Galera"?

Bragança é bela, tem cultura e um povo energizado. Aumentando os indicadores sócios-ambientais, será considerada uma cidade sustentável. Um pouco mais de atenção e responsabilidade dos homens e mulheres que se elegem para representá-los, pode ser decisivo para um novo futuro.

Que tal aproveitar as próximas eleições, usar toda energia do quadro do Fautão e botar esta "galera" de politicos viciados para "dançar" na proxima eleição? Renovação total para construir a Bragança dos quatrocentos anos.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB