Os loteamentos de Parauapebas



As fotos são de uma área enorme, que era ocupada por um morro. Eu disse era, porque o proprietário resolveu remover a montanha para construir mais um dos muitos loteamentos que se formaram na área de expansão da cidade de Parauapebas.

Os loteamentos são licenciados pela SEMA estadual do Pará, uma vez que o município não tem competência plena sobre os licenciamentos ambientais.

Os loteamos são organizados por grandes investidores, que compraram antigas fazendas, todas elas com morros ou serras e colinas. As fazendas possuíam muitas nascentes e reserva legal. Tudo está vindo abaixo ou está sendo aterrado, para dar lugar aos loteamentos, que são vendidos instantaneamente. Um grande negócio para o proprietário e um problemaço ambiental e urbano, mas que pode ter solução.


 Os problemas ambientais, causados pelas modificações da paisagem, com a retirada dos morros e colinas, sem estudos, e pelo aterramento das nascentes, precisam ser encarados com profissionalismo e técnica ambiental adequada. Caso contrário, no futuro Parauapebas pode vir a enfrentar graves problemas com seu meio ambiente urbano modificado.


 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB