O Mero está protegido novamente


O rapaz da peixaria me ofereceu Mero (peixão da foto). Fiquei furioso: "mero está protegido, não pode ser comercializado". O rapaz calou, guardou o peixe na caixa de isopor e eu fui embora pensando em denúncia-lo.

Cheguei em casa, fui direto para o computador atrás da portaria do IBAMA que protege o "mero". Surpresa! A proibição acabou em setembro de 2012.

A Portaria n.º 40 de setembro de 2007, havia estabelecido a proibição da captura do peixe por um período de 05 anos: "por um período de cinco anos, nas águas jurisdicionais brasileiras, a proibição da captura da espécie (Epinephelus itajara), conhecida popularmente por mero, canapú, bodete, badejão, merete e merote". 

O defeso acabou sem qualquer pronunciamento do Instituto dizendo se os objetivos da proibição foram alcançados e se a espécie saiu da lista de ameaçados de extinção. Simplesmente acabou e agora o "mero"voltou a ser capturado e comercializado livremente.

Preocupado com o fato, continuei pesquisando sobre o assunto, até que encontrei o site do Projeto Meros do Brasil e por ali, obtive a informação de que a proibição de captura do "mero"foi prorrogada por mais três anos, de acordo com a Portaria Intermininterial n.º 13, de 16 de outubro de 2012, assinada pelos ministros da pesca e do meio ambiente.

Resta agora as autoridades ambientais do Pará, fazerem cumprir a determinação legal e proibir a captura e a comercialização ilegal da espécie.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB