O dinheiro do PAC é no Pará, mas não para os paraenses

O PAC 2 do Governo Federal investirá R$ 96,3 bilhões no Pará. Quando vi a manchete, disse: "Nossa! É muito dinheiro para resolver os problemas do nosso povo". Fui ler. Verifiquei que os maiores valores investidos estão alocados em energia e transporte. Energia e transporte para quem?

Os investimentos em energia estão alocados para atual hidrelétrica de Belo Monte e mais outras usinas previstas para serem construídas no Pará. Todas elas, porém, servirão para resolver os problemas de crescimento do país. O Pará já produz energia suficiente para o seu próprio desenvolvimento, mas a energia que produzimos vai para os outros estados e deixa muito pouco em imposto.

No caso dos transportes, o esforço do Governo Federal é o de construir ferrovias, estradas e portos para facilitar as exportações in natura dos nossos produtos. O minério, a madeira, a soja, o gado e outros produtos que compõe o estoque natural paraense saem daqui sem gerar riquezas.

Queremos investimentos sim, mas os bons investimos. Os que ajudam o Brasil, reconhecem os esforços e premiam a população paraense. Não queremos ver as nossas riquezas sendo esgotadas e o povo paraense não tendo o direito a usufruir de uma parcela dessas riquezas.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB