Não vão calar-me

Gente, vou fazer um desabafo aqui no blog e, antecipadamente, peço desculpas por isso. Estou me sentido sem liberdade de expressão em plena democracia. Cada vez que vou escrever aqui, penso muito no que vão postar pois as críticas e as pressões que venho recebendo estão ficando insuportável.

A "melhor" das pressões que recebi, embora incomoda, foi a da ADEMI, veio através de quatro ações judiciais em forma de interpelação. Deu trabalho responder, mas foi aberta, clara e através de uma das instituições democráticas que é o Judiciário.

Claro que essa ações carregam um perigo à democracia, a judicialização da política, expediente que vem sendo usado com frequência no país. Veja o caso do Lúcio Flávio Pinto, condenado a pagar uma fortuna que não terá. Os ativistas do Movimento Contra Barragens estão proibidos de se aproximar do canteiro de obras de Belo Monte por uma decisão judicial.

O que me incomoda é a pressão política que vem através de chantagens, de armações, de tentativa de isolamento. Neste caso, eles não mostram a cara. Dão a entender que devo parar de emitir opinião, caso contrário, eu e meus aliados políticos vamos pagar um preço alto, como já estamos pagando. A pressão chegou ao PV, aos meus amigos e agora até na minha família. Amigos se afastam, aliados querem se distanciar e a família exerce um censura sobre tudo que posto. As postagem são fiscalizadas e as opiniões contrárias não vem em comentários publicados e assinados.

Tenho aguentado tudo calado, a espera de que o vento da democracia vire, mas ele só está soprando para o mesmo lado. Vejo políticos importantes caindo, calando e aceitando o jogo autoritário e cerceador da liberdade de expressão. Cada vez mais o perigo ronda meu círculo íntimo. É a mesma sensação que tem um ameaçado de morte, como muitos que viram o "olho do jaguar e viraram jaguar".

Eles se incomodarem com o que escrevo não me incomoda, pois escrevo para incomodá-los. Fico triste é quando a pressão deles incomoda aqueles que deveriam defender-me e, por medo, não me defendem, ao contrário, querem calar-me.

Quero dizer para aos meus familiares, amigos e aliados. Gosto muito de vocês, as opiniões de vocês são todas válidas e não quero descontentá-los. A pressão que sofro é grande, mas vou suporta, nem que seja sozinho. Um dia vocês haverão de perceber que eu tinha razão, mas seu eu não tiver razão, paciência, valeu por ter tentado expressar uma outra visão sobre os problemas do nosso povo.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB