Belém quer matar ciclistas no trânsito. Só pode!

Andar de bicicleta no mundo é uma atividade tão levada a sério que existem grandes fabricantes pensando incessantemente em soluções para tornar as pedaladas sempre mais confortável e seguras. No caso de Belém ocorre o contrário, parece que sempre estão pensando com matar ciclistas no trânsito.

Em Belém, entra governo e sai governo, e os ciclistas não são respeitados. Aqui não temos espaços para o que o ciclista pedale com segurança. Não temo bicicletários onde seja possível estacionar a bicicleta com o mínimo de segurança.

As auto-escolas, quando treinam os futuros motoristas, nunca falam da necessidade de haver respeito ao ciclista que trafegará na pista, muito menos os instrutores mencionam que o ciclista está na segunda ordem de prioridade, vindo logo após o pedestre.

Os diretores e guardas da CTBEL olham sempre para o ciclistas como se ele fosse um problema. "Lá vem estes pedaleiros atrapalhar o trânsito", dizem. Se o guarda da CTBEL vê um carro parado, estacionado na ciclovia, nada faz; acha isso normalíssimo.

Veja o nível de requinte da indústria da pedalada. Lançaram agora um produto para criar ciclofaixas instantâneas. O aparelho cria na pista as marcas luminosas que demarcam o espaço da pista destinado a proteção do ciclista. Veja nas fotos.


Quando é que Belém vai respeitar e estimular o uso das bicicletas? Você que está lendo esta mensagem, com certeza adoraria dar umas boas pedaladas, olhando as mangueiras, parando nos casarios, vendo melhor a paisagem. Mas não faz por medo de ser atropelado, não é?

Eu sei me virar no trânsito, aprendi com o tempo de pedal, porém sempre é um risco. Tem horas que dá medo. Principalmente quando um abestado, boyzinho, filho de papai, passa tirando fino e ainda da uma boa acelerada que é para intimidar a gente.

Não quero andar só por ai. Quero sua companhia. Venha. Vamos pedir com carinho ao prefeito Zenaldo que planeje um sistema cicloviário seguro. Tão seguro que até o menininho ou a menininha que acabaram de aprender a andar de bicicleta possam sair às ruas e dar umas boas pedaladas. Como fazer? Venha aqui e deixe seu comentário a favor desta causa que eu enviou para o Gabinete da Prefeitura Municipal de Belém.




 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB