Guaimiaba e o Pará em desassossego

Cacique Waldecir, líder dos Tembés do alto rio Guamá, que recentemente foi vítima de madeireiros.

O que será que aconteceu nos dias que se seguiram à chegada dos portugueses aqui? O tempo era esse mesmo, nublado, portanto não dava para dormir no relento, a beira de um igarapé. Eles devem ter dormido nas três embarcações por muito tempo, até erguerem as primeiras casas seguras e com um certo conforto, feitas com o uso de trabalho escravo indígena, com certeza. 

O duro é não ter dados para analisar ou deduzir o que de fato aconteceu na nossa ocupação e colonização portuguesa. Quantos portugueses vieram nas embarcações? Vieram franceses com eles? Sim, os portugueses vieram do Maranhão, lá estava sobre o controle dos franceses. Religiosos, quantos haviam nas três embarcações? índios domados, quantos e de que tribos eram eles? Quanto tempo levou para ficar pronto o forte do presépio, primeira edificação local? 

Os índios daqui eram os tupinambas, aos poucos, foram descobrindo a real intenção daquela gente vestida de forma estranha. Trabalhar para eles, não trabalharam de livre vontade. Servir a eles de livre vontade, não serviram. Ou foram convencidos na força, ou foram enganados de alguma forma. 

Tupinambá é um denominação geral aos falantes de língua tupi, porque nambá, em tupi, significa parente. Desse forma, sabemos apenas que os índios que aqui moravam eram falantes da língua tupi, mas quem eram eles mesmo? Será que eram os nosso amigos tembés? Ou, o pior, foram todos exterminados?

Sei dizer apenas que o espirito de Guaimiaba, o cacique “Cabelo de Velha”, e de seus guerreiros, mortos impiedosamente na única rebelião indígena registrada na Capitania do Grão Pará e Maranhão ainda vaga por estas bandas em busca de justiça. 

Pouco eu sei, mas sei que os índios foram escravizados, barbarizados e domados. Razão pela qual, tenho certeza que enquanto não for resgatada a verdadeira história dos primeiros habitantes, desvendando o acontecido no dia 07 de janeiro de 1619, quando foi aprisionado e morto Guaimiaba, o líder Tupinambá, que resistiu a escravização imposta pelos portugueses, o Pará continuará em desassossego. 
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB