O chavismo ao tucupi

Esse negócio do chefe do Poder Executivo intervir nas eleições para o comando do chefe do Poder Legislativo é um problema pequeno diante de tantos outros que afetam as pessoas.
Fiquei imaginando aqui, que babaquice essa minha de falar sobre "separação de poderes?". 

Os governadores sempre mandaram nos deputados. Isso é normal, por aqui. Ninguém liga para esse negócio de Legislativo ser o fiscal do Executivo e para exercer essa fiscalização, é fundamental, a total, ampla e irrestrita independência. 

O povo, com seus muitos problemas, nem liga para uma questão constitucional e republicana dessas. Isso é coisa para meia dúzia de pessoas da elite metida à besta.

Imagina se um cidadão que acorda, com o ladrão dentro de casa, vai pensar em independência entre os poderes? Ou o outro que sai quatro da manhã, lá do Distrito Industrial, de bicicleta, enfrentando a falta de ciclovias, para chegar as sete na obra, trabalhar até às cinco da tarde, pedalar tudo de volta, arriscando-se no trânsito caótico de Belém, vai pensar em República?

O chavismo é que está certo. Se a Constituição, um velho papel cheio de letras, diz que o presidente tem que tomar posse para o vice exercer o mandato e o presidente muito popular, eleito com muitos votos, impossibilitado, não pode atender a constituição, então, mude-se a constituição, ora pois!

Mas aqui eles não mudam a constituição, apenas a ignoram. É o nosso chavismo ao tucupi.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB