Em nome da Comissão de Meio Ambiente, fui acompanhar os representantes do Governo Dilma em uma vista, programada pela OAB, ONG No Olhar e pela Prefeitura de Belém no 'lixão' do Aurá. Eles fizeram questão de conhecer as células de lixo domiciliar e conversaram com os catadores. Aqueles que trabalham separando e reaproveitando o que as pessoas jogam fora tiveram vez e voz e eu fiquei feliz por ter participado deste esforço. 

A empresa CTR Guajará, por solicitação da Sesan, prestou toda a assistência e forneceu as informações necessárias para formulação de políticas públicas. 

Vejam as fotos que fiz com o meu telefone. Nelas você poderá constar que pessoas, urubus, caminhões-coletores e tratores se misturam em meio a toneladas de lixo. Tudo ali choca, mas choca ainda mais a presença de crianças, filhos de catadores que não tem com quem deixá-los enquanto estão ali em busca de garantir o pão de cada dia. Isto tem que acabar e logo.

Hoje demos um passo muito importante. Se os governos continuarem unidos e comprometidos com as soluções que pela manhã foram debatidas na sede do Ministério Público, independente de serem de partidos diferente, haveremos de virar esta triste página sócio-ambiental. A OAB Pará se orgulha de ser um instrumento na busca da dignidade dos catadores e da solução ambiental para o lixo da grande Belém.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB