Bragança, terra da marujada, tem um prefeito marujo


Dos 144 prefeitos que tomaram posse no dia de ontem (01.01), a mais simbólica foi a de Padre Nelson Magalhães e do Dr. Nadson (foto feita pelo deputado federal Cláudio Puty) na prefeitura de Bragança. Nelson é padre, marujo (membro da Irmandade de São Benedito, uma entidade secular, que foi duramente combatida pela Igreja Católica bragantina) e petista, exatamente nesta ordem.

Bragança não é só a cidade que primeiro completará 400 anos de fundada no Pará, constitui-se no último reduto do conservadorismo político paraense. Os tradicionais políticos locais, de tão conservador, chegaram até a fazer um pacto, nunca deixar que políticos ditos de esquerda, com idéias socializantes, chegassem próximos de um cargo público de representação popular. Esta decisão perdurou por muito tempo. Para se ter idéia, durante a ditadura militar, foram os próprios civis que em Bragança combateram os "ditos comunistas".

Figuras como Lobão da Silveira, Simpliciano Medeiros, Emilio Ramos, aliadas ao clero, dominaram a política local elitista, que agora cede lugar a uma nova ordem vinda diretamente do povo.

Quem primeiro mudou, foi a Igreja local que pois fim a uma interminável briga com as tradições populares, simbolizada na festa em homenagem a São Benedito. Padre Nelson, com o aval do bispo diocesano dom Luis Ferrando, foi uma peça importante nesta mudança.

Pároco da Igreja do Santo Preto, tornou-se membro da Irmandade e passou a freqüentar o barracão das marujas, daçando xote e retumbão, ao som da famosa rabeca. Embalado pela música e pela ladainha, que ainda é rezada em latim, as mudanças foram sendo realizadas e o povo foi percebendo que era um novo caminho bem melhor e exigiu que os novos ventos soprassem em direção a política.

Padre Nelson quebrou todos os paradigmas e tem sobre os seus ombros uma enorme responsabilidade de dar certo e concretizar a vontade de mudanças que emergiram das urnas. Basta lembrar que Bragança foi a única cidade do Brasil em que a Câmara Municipal foi renovada cem por cento, nenhum vereador foi reeleito.

Boa sorte a nova equipe e que o Glorioso São Benedito, juntamente com Nossa Senhora do Rosário dos Homens Preto, abençoe-os, dando sabedoria e humildade aos novos políticos bragantinos.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB