OAB por você, eu voto e indico

Dia 21.11 será o dia em que todos os advogados paraenses irão as urnas escolher os novos dirigentes da nossa seccional. Eu já escolhi a chapa 1, OAB por você, encabeçada por Jarbas Vasconcelos e Alberto Campos. 

Escolhi a Chapa 1 por achar que o grupo de advogados que a compõe estão comprometidos com a nossa classe, defendo o nosso bem maior, as nossas prerrogativas, que não são nossas, são garantias democráticas da sociedade.

Estava lendo a biografia do líder revolucionário brasileiro Carlos Marighela, um lutador pelas causas democráticas, mas que foi encarcerado, torturado, humilhado, com todos os direitos violados, durante vários governos autoritários que pelo Brasil passaram. Marighela foi preso sem formação de culpa, sabe quem é que estava lá para tentar fazer valer os direitos deste preso? Um advogado. Quem o defendeu perante ao Tribunal de Militar da época, tendo apenas três dias para ler mais de 600 páginas do processo e redigir a defesa? Um advogado. 

Durante o tenebroso periodo da ditadura militar, muitos colegas estavam formando as diversas frentes que lutaram por democracia. Nossa Ordem sofreu atentado e nossa funcionária foi explodida  ao abrir um carta endereçada ao presidente do Conselho Federal. Estávamos compondo as diversas comissões que elaboraram anti-projetos que originou a nossa Constituição Cidadã. Somos responsáveis pela democracia e pela busca da paz social. Participamos de momentos históricos gloriosos.

Mas também tivemos momentos obscuros. Aqui mesmo no Pará vivemos sobre a direção de advogados que não honraram nossas tradições. Durante muito tempo assistimos a verdadeiras farsas. Dirigentes da nossa Ordem bradavam contra, mas nos bastidores mudavam o rumos das coisas por ação ou inação. Pouco, muito pouco se fez em defesa da sociedade e dos advogados. Foi um período dedicado a determinados escritórios. Esqueceram, principalmente, dos advogados pobres, que ralam em busca da defesa de clientes menos abastados e que são abusados por autoridades, que rasgam as prerrogativas e violam direitos de advogados e clientes.

Jarbas e Alberto assumiram. Implantaram uma marca em defesa dos advogados e da sociedade. Falavam e cumpriam. A comissão de prerrogativas passou a funcionar 24 horas. A ouvidoria foi ativa. Os Teds se reunirão e decidiram livremente. As comissões aturam em defesa das causas da sociedade. A ESA promoveu cursos. A Caixa de Assistência passou a oferecer serviços. O dinheiro das nossas mensalidades rendeu e apareceu. Podia ter feito mais, mas um intervenção dos que estavam incomodados, retirou parte do mandato conquistado em urna, democraticamente. Mesmo neste caso, Jarbas e Alberto mostraram que não há lugar na nossa classe para covardes e lutaram em defesa do mandato, até por fim à absurda intervenção.

Poderia listar muito outros motivos para pedir que você vote na Chapa 1, mas é melhor que você mesmo conheça o que propõe a Chapa, entrando na página eletrônica do movimento OAB POR VOCÊ e conhecendo o Plano de Gestão da Chapa.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB