Bragança. Uma lição do povo

Cartaz de São Bené

O resultado eleitoral em Bragança, Pará, foi surpreendente para a elite política local. Nem um dos onze vereadores da Câmara Municipal conseguiu se reeleger. E o prefeito eleito foi um padre, com votos de pobreza, coordenador das pastorais sociais, que trabalhava no lixão da cidade.

A campanha do prefeito vencedor, Padre Nelson Magalhães, foi feita de doações e muito voluntariado. As pessoas se ofereciam para trabalhar e fazer campanha de graça. Montaram até um batalhão de fiscais para evitar a compra de votos, prática comum na região. 

Os velhos políticos bragantinos usaram todos os métodos inventados ao longo de quase 400 anos de dominação de uma elite econômica e política que ali se estabeleceu e implantou um coronelismo forte e respeitado. A máquina da prefeitura foi amplamente utilizada para tentar virar a vontade popular, mas não conseguiram. Apelaram para ameaças, não funcionou. Fizeram obras de última hora, o povo reagiu contra. Espalharam que o o Padre era pedófilo, ninguém acreditou. Gravaram um vídeo com uma mulher denunciando o Padre, foram desmoralizados. Partiram para o debate de que lugar de padre é na Igreja, não colou. Por fim, tentaram atacar o partido do Padre, o PT, mas todos em Bragança sabem que o Padre é o Padre. 

A derrota das elites de um último reduto do conservadorismo paraense foi avassaladora e necessária. O Padre Nelson Magalhães e o povo de Bragança deram uma grande lição de democracia ao  Pará e ao Brasil. Torço para o Governador Simão Jatene, com sua inteligência e sabedoria política, veja estampado no rosto do Padre Nelson a vontade de todo uma população e atenda seus pleitos que serão pleitos do povo por um futuro melhor.

Faço aqui um pedido ao professor Roberto Corrêa, da UFPa.,  que estude este fenômeno e nos explique a luz da ciência política, este é um desejo meu e de um bragantino apaixonado, professor Helder Aranha, seu colega de Universidade.

Foto: fiz a foto na Missa de Sábado, na Igreja de São Benedito, quando foi apresentado pela Irmandade o cartaz da festa do Santo. A propósito, Padre Nelson, prefeito eleito, é o que está de vermelho, a esquerda, humildemente segurando a cordinha para exibir o cartaz. O Padre é Marujo e tomará posse com a roupa da marujada de São Benedito.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB