Catadores fecham o Aurá em repúdio às mudanças provocadas pela privatização


IMG 1472
Os catadores interromperam, as 16 horas de hoje, a entrada de carros coletores no lixão do Aurá para protestar contra as mudanças feitas de surpresas pela empresa S. A. Paulista de Construções e Comércio, vencedora da licitação para privatização do Lixão e implantação do novo Aterro Sanitário, homologada no dia 08.10.2012, um dia após o primeiro turno das eleições municipais.

NewImage
As mudanças radicais implantadas sem aviso ou consulta aos catadores dificultaram a coleta de reciclados, causando enormes prejuízos financeiros a quem já ganha tão pouco. A falta de informações deu lugar a boatos, inclusive sobre a redução de preços pagos pelo "berg", saco onde os catadores acumulam os materiais coletados.
Os catadores pediram o apoio da ONG NO OLHAR e da Comissão de Meio Ambiente da OAB para acompanhar o movimento e ajudá-los na busca de uma solução para os problemas causados pelas mudanças. Após uma hora de fechamento do portão de acesso, formou-se uma fila de um quilômetro de carros coletores.
IMG 1477
Representantes da empresa foram até o portão e após um momento de tensão, formou-se uma comissão de 20 representantes dos trabalhadores; José Carlos Lima, representando a Comissão de Meio Ambiente da OAB; e Marcos, representante a ONG NO OLHAR. Patricia, também da NO OLHAR, ficou no portão dando apoio aos catadores.
Os representantes dos trabalhadores foram recebidos pelo Sr. Henrique e uma equipe de engenheiros da empresa que aceitaram fazer um acordo com trabalhadores para liberação do portão de acesso. Pelo acordo, assinado pela CTR Guajará Ltda., a empresa se comprometeu a retornar tudo como era na data de 21.10.2012, inclusive com o mesmo número de tratores mantido na operação de quebrar e revirar o lixo, facilitando o trabalho de catação e separação. Os trabalhadores formarão uma comissão de 10 membros para reunir com a empresa e todas as mudanças serão antes avaliada por este fórum de negociação. A empresa se comprometeu na próxima reunião, apresentar aos trabalhadores o projeto total que pretende implantar no Lixão do Aurá.
IMG 1481
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB