O Pará fora do Brasil

A impressão que tenho é que o Pará aderiu a Independência do Brasil de mintirinha. O que acontece no país não acontece aqui. Destaco dois fatos: a Rio+20 e a Construtora Delta.

Hoje o Brasil todo está atento para a maior Conferência do Planeta para falar em desenvolvimento sustentável. Líderes de mais de 100 países estão bem aqui, pertinho de nós, no Brasil, debatendo soluções para o futuro da humanidade. No Pará é como se nada disso estivesse acontecendo. O Estado não fez qualquer evento grandioso, não adotou nem uma atitude significativa e não apresentou para sociedade local qualquer projeto na área do desenvolvimento sustentável, salvo a maquiagem "municípios verde".

Os empresarios paraenses do setor agricola foram os únicos, justiça seja feita, a fazer um esforço de debates sobre os temas da Rio+20, pena que no sentido contrário. Enquanto o Mundo inteiro discute os efeitos das mudanças climáticas e do modelo atual de produção e consumo, buscando a economia verde para o desenvolvimento sustentável, o PIB agrícola do Pará contratou três palestrantes para apresentar um lenitivo as suas consciências. Os três passaram o dia em palestra negando tudo que motivou os Chefes de Estados de 100 países a se reunirem na Conferência histórica da ONU.

Os deputados, magistrados e procuradores, salvo raras exceções, não se envolveram com o tema. Apenas as ONG paraenses irão representar nossa sociedade durante a Conferência. Realmente, aderimos a Independência do Brasil, mas estamos fora do País.

O outro assunto que está fora da nossa pauta de debate é o da Construtora Delta. A Controladoria Geral da União declarou a empresa inidônea para contratar com o estado, mas aqui ela continua operando com um grande contrato, inclusive para o fornecimento de veículos para área de segurança pública. No Brasil a Delta é imprópria para ter relações jurídicas com a União, mas no Pará, que não pertence a República, a Empresa é considerada muito honesta e continua operando livremente. Nem a Assembléia Legislativa, nem o Ministério Público e muito menos a imprensa local cobram qualquer atitude das autoridades responsáveis. 

Parece que nunca aderimos a Independência e estamos fora do Brasil.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB