Salve o Dia Mundial do Meio Ambiente: Belém Ecópole da Amazônia

DSCN0926

Neste "Dia Mundial do Meio Ambiente" quero comemorar o excelente trabalho em prol de uma "Belém Sustentável" que Partido Verde e o nosso pré-candidato, Zé Francisco Pantoja, vem realizando nesta pré-campanha eleitoral.

Já conversamos com os candidatos e dirigentes do PT, do PTB, do PMDB, do PPS, do PCdoB e do PSOL. A todos, apresentamos o nosso projeto de transformar "Belém na Ecópole Amazônia". Mudar de Metrópole para Ecópole não é apenas uma simples mudança de nomenclatura, trata-se de uma mudança na concepção de cidade, que passa a ser uma cidade ligada a vida e as pessoas, no lugar de carros, elevados, prédios e asfalto.

As metrópoles foram inventadas ainda entre os Séculos XIX e XX, para significar um espaço de prosperidade, onde cabia tudo o que era de mais moderno. As metrópoles geraram megas cidades, com todos os problemas urbanos que conhecemos hoje, simbolizado na ausência de solidariedade e fraternidade entre os seus moradores e no distanciamento completo do meio ambiente. A vida nas metrópoles ficou insuportável, principalmente por causa da violência, da insalubridade e da ausência de mobilidade. Belém perseguiu este título durante décadas, mas o que conseguiu até hoje foi descer a patamares críticos de arborização, saneamento, violência, péssimas moradias e ausência completa de transporte público de qualidade. Até esquecemos da nossa localização: o coração da floresta Amazônica.

O PV e o seu pré-candidato Zé Francisco, tem dito aos outros prováveis candidatos, uns até com bastante chances, que antes de discutir espaço no futuro governo ou apoio eleitoral, queremos compromissos com o futuro de Belém para as pessoas. E o futuro de Belém está em adotar o novo conceito de "Cidade Ecópole" ou cidade ecologicamente correta e socialmente justa.

Os pontos fundamentais do programa "Belém Ecopole da Amazônia" que queremos ver implantados aqui, antes dos 400 anos:

- Respeito ao Plano Diretor Urbano e as áreas protegidas, permitindo a expansão imobiliária com respeito aos igarapés, área de mata e parques, margens dos rios, em fim, todas as áreas ambientais sensíveis;

- Saneamento básico: um programa arrojado de metas para implantação de rede de captação e tratamento de esgotos;

- Lixo: não produção, redução, reciclagem, reutilização, coleta e desatinação final adequada;

- Urbanismo Verde: reordenação da cidade, criando bairros  temáticos para administração, judiciário e áreas culturais e de lazer;

- Mobilidade: sistema público, acessível e integrado de transporte, baseado na ausência de fumaça fotoquímica, que causam irritação aos olhos, ao aparelho respiratórios e causa danos às plantas e na baixa emissão  de monóxido de carbono e dióxido de enxofre, sendo, pois, a bicicleta e o transporte público de massas, a duas melhores formas de locomoção.

- Um pacote de programas sociais de combate a pobreza e a violência urbana.

O PV e o Zé Francisco, nesta pré-campanha, já cumpriram um excelente papel, praticando a chamada boa política. Cada candidato que ouve as nossas propostas e os nossos argumentos, incorpora parte daquilo que pregamos ao seu próprio ideário. Todos os candidatos, embora ainda presos a velha concepção metropolitana e até com um certo grau de desconhecimento dos problemas da cidade, estão se mostrando abertos aos debates, resta agora as entidade da sociedade civil prosseguirem cobrando compromissos de cada um. É bem melhor quando o candidato a prefeito diz o que pretende fazer se for eleito, pois nos permite comparar uma proposta com a outra e tentar escolher a melhor. O compromisso assumido durante a campanha permitirá a cobrança durante o mandato. 

Finalizo conclamando aos meus fiéis seguidores que passem adiante as propostas e vamos nos cobrar compromissos por uma Belém, capital ecológica da Amazônia, impedindo que a campanha eleitoral siga o velho roteiro da despolitização e fulanização do debate, onde quem ganha é sempre o espertalhão, aquele que sabe melhor expor os podres dos adversários e roubar depois de eleito.

VIVA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE !!!

 

* interrompi o apelo que venho fazendo ao Governador Simão Jatene sobre a violência que atinge nossa juventude, para fazer um brado por nossas cidades, amanhã retornarei ao debate, em favor da juventude paraense.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB