Violência urbana é um problema do prefeito


NewImage

Quem estava domingo na Basílica de Nazaré,  assistindo a Missa em homenagem aos Santos, São Pedro e São Paulo, ficou atento a homilia, sempre bela, proferida pelo pároco, Padre Ramos. O Padre foi traquilamente para o púlpito e começou a ler a nota abaixo:

Nota do empresário assassinado
Após a leitura, Padre Ramos, com toda a responsabilidade que lhe é conferida, fez um apelo para que os fiéis escolham bem os vereadores e prefeitos nas próximas eleições de outubro vindouro. Não falou de partidos e nem de pessoas, nem atacou ou responsabilizou ninguém, apenas pediu mais responsabilidade dos eleitores e atenção na escolha. Padre Ramos deu a entender que o prefeito e os vereadores podem ajudar a trazer a paz a nossa cidade de Belém.

O prefeito e os vereadores tem responsabilidades no combate a violência urbana?

Claro que sim. A violência urbana ambientasse em cidades que se abrem para ela. Existem cidades mais violentas que outras. Um cidade sem áreas de lazer, sem programa para juventude, sem humanização, sem aspecto de comunidade, com pouca urbanização, escura, insalubre, vira o local preferido para toda sorte de crimes.

Tem duas formas de pensar uma cidade. Uma cidade impessoal, feita para afastar os habitantes uns dos outros e facilitar o isolamento dentro de automóveis e apartamentos; e outra, pensada exclusivamente para aproximar as pessoas. Na primeira, a violência impera, na segunda, os índices de droga, assaltos, assassinatos são bem menores.

Basta verificar em que pontos da nossas cidade tem mais assalto, mais drogas, mais violência. As ruas próximas as áreas menos urbanizadas, consideradas áreas vermelhas, são aquelas onde mais acontecem crimes de assaltos. Nos bairros sem urbanização e iluminação são locais de trafico e desova de cadáveres. Os jovens são protagonistas destes eventos.

União, Estados e municípios cobram impostos sem fazer distinção. Cada cidadão paga imposto para as três esferas de poder, é justo, então, que os problemas sejam tratados por todos os governantes.

O prefeito de Nova York, Rodolfo Giulianni, assumiu uma cidade violenta, dominada pela máfia e pelas gangues de rua, cenário para muitos filmes de ação. Giulianni mobilizou cidadãos e comerciantes contra os criminosos, transformando Nova York. Hoje ela é uma cidade tão pacifica que recebe milhões de adolescente do mundo inteiro em viagens de férias.

Amanhã, 04.07, a Vale Verde, operador de turismo de Belém, levará setecentos jovens adolescentes da nossa Cidade para viver alguns dias o clima pacifico e cultural da Broadway. Os pais destes jovens são eleitores de Belém e se quiserem votar certo, com responsabilidade, escolhendo prefeito e vereador comprometido com o futuro, podem mudar o destino de Belém e de seus filhos.

Se os novaiorquinos puderam, nós também podemos. A escolha é sua como eleitor. Se você escolher o político tolerante com a compra de votos, com os delitos, por menores que sejam, esqueça, não alcançaremos a paz dos novaiorquinos e o Padre Ramos terá outras notas, de outros rodrigos bastos, vítimas da crescente violência de Belém, para ler no púlpito da Basílica de Nazaré. 
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB