Portal da Amazônia, o Mangal das Garças e o ambiente natural

Mangal das Garças

 

Isolada entre um porto e o Portal da Amazônia, qual será o futuro da única faixa de vegetação original da orla do rio Guamá na cidade de Belém? O Mangal das Garças. O parque de aves, algumas raras, com um borboletário único na região, entra agora num processo de difícil adaptação as novas condições ambientais impostas pela obra da Prefeitura de Belém, feita sem estudo de impacto ambiental, sem relatório e sem medidas mitigadoras. 

A vegetação básica desta única faixa verde na orla de Belém é a aninga (Montrichardia linifera),  esta planta tem, entre tantas funções, ação contra o parasita causador da malária. A aninga retém, originalmente, nutrientes e toda a matéria orgânica trazida pelas marés. Com o desequilíbrio ambiental provocado pela ocupação humana na orla da cidade, o aningal do Mangal das Garças está retendo uma enorme quantidade de plásticos e garrafas pets, atiradas por frequentadores do Portal da Amazônia e de toda a beirada do rio Guamá. Todos os dias, uma grande quantidade destes produtos indejados ficam presas às raizes da planta, causando transtornos aos administradores do Parque e colocando em risco a própria existência da vegetação. 

Os efeitos do Portal da Amazônia sobre o Mangal das Garças precisam ser imediatamente avaliados pelas autoridades ambientais para determinar o que deve ser feito para evitar que a morte da vegetação nativa ali existente. De qualquer maneira, resolvi extrair a imagem do Google e publicar aqui para ficar como uma adaga na cabeça das nossas autoridades. 

NOTA SOBRE IMERYS

A SEMA deve muitas explicações ao povo do Pará, mas uma delas chama a atenção: a negligência em relação a fiscalização das empresas IMERYS e Albrás. Não é a primeira vez que vaza caulim nos rios da região, como já vazou outros minerais, prejudicando a população de Barcarena e tudo acaba com as empresas distribuindo verbas de publicidade e a SEMA fingindo que não tem qualquer responsabilidade, deixando a população e o meio ambiente entregue a própria sorte.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB