A prioridade é a vida

Os candidatos a prefeito de Belém elegeram como prioridade a saúde. Falam em "condições mínimas de operação dos Prontos Socorros"; um deles vê como única saída a privatização do setor; dizem que vão "ampliar e dobrar a cobertura do Programa Saúde da Família"; Tem um que já se comprometeu a realizar visitas "rotineiras pessoalmente no bairros, para verificar se esses postos estão em pleno funcionamento".

Bom, começou bem a campanha eleitoral em Belém. As convenções partidárias escolheram bons e bem preparados candidatos, com algumas exceções, todos são muito experientes. Temos ex-vereadores de Belém, ex-vice-prefeito, ex-secretário. O time de candidatos destas eleições é o melhor que já apareceu e digno de um debate de alto nível, sem as baixarias das eleições anteriores, adequado para discutir a Cidade dos 400 anos. Sou otimista.

Vamos então fazer algumas considerações sobre o primeiro e principal tema escolhido: saúde. Considerem, candidatos, que saúde não é doença e muito menos uma mercadoria. O melhor programa para alcançar uma boa saúde da nossa população deve ser melhorar a qualidade de vida na cidade e o meio ambiente em que vivemos, concordam? Partindo deste pressuposto, que tal olhar os dado do datasus para saber o motivo pelo qual as pessoas adoecem?

Acidentes automobilísticos levam muitas pessoas a procurarem a emergência dos hospitais públicos. Melhorar o trânsito, coibir os abusos, fiscalizar para impedir que os motoristas alcoolizados dirijam, pode ser mais eficaz que a construção de novas unidades de atendimentos. Candidatos, o que vocês me dizem disto?

Doenças de veículação hídrica também são causas importantes que levam muitas pessoas a procurarem atendimento médico de urgência e emergência naqueles postos de saúde que um dos candidatos promete visitas rotineiras. Amebíase, giardíase, gastroenterite, febres tifóides e paratifóide, hepatites infecciosas, cólera, quando instaladas no ser humano devem ser tratadas nos estabelecimentos de saúde, mas antes de se instalarem, podem ser evitadas com tratamento de água e esgotos. Belém joga 150 toneladas de esgoto sem tratamento todos os dias no rio Guamá e na baia do Guajará. As obras da atual administração são apenas canais para facilitar o escoamento destas águas cinzas, sem que antes elas recebam qualquer tratamento.

Doenças respiratórias causadas pela poluição atmosférica também motivam a alta freqüência nos hospitais públicos, principalmente de crianças e idosos. Em crise respiratória provocadas por ataques aos brônquios, uma crise de asma no meio da noite quando tempo esfria e a umidade aumenta, só resta procurar um posto de atendimento e fazer inalação para aliviar.  As pessoas procuram os médicos para uma tratamento emergêncial, mas continuaram expostas a poluição do ar que poderia ser aliviada com políticas públicas. Aumento das áreas verdes, arborização, inspeção veícular, tudo isso ajuda a limpar o ar que respiramos e diminui os casos de doenças respiratórias.

Levantei aqui três situações apenas para mostrar que a prioridade deve ser a vida das pessoas e da cidade. Insisto que o melhor programa de saúde é declarar Belém capital ecológica da Amazônia, estabelecendo metas para tratamento de água, esgoto e lixo; cuidar do trânsito; da arborização e das áreas verdes; e urbanizar as áreas periféricas. Belém Ecopole da Amazônia é vida.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB