O BRT, quem pagará a conta?

Você já assistiu a propaganda abusiva que a Prefeitura de Belém vem exibindo em horário nobre da televisão e na qual mostra a milagrosa e cara solução para o tráfego e trânsito de Belém, mal-copiada de Curitiba?

A realidade mostrada na propaganda é o caos em que se transformou o trânsito e o tráfego da nossa Cidade, causado pela falta de planejamento e por desobediência ao Plano Diretor Urbano. A ficção é uma animação eletrônica, igual tantas outras já usadas para vencer duas eleições.

Na propaganda o Prefeito Duciomar mostrar, eletronicamente, um sistema de transporte por ônibus articulados, correndo numa canaleta exclusiva no meio da via. O que a propaganda não mostra é que a brincadeira custará mais de 400 milhões pagos por nós cidadãos. A propaganda não fala como o sistema se integrará a outras modalidades de transportes. A propaganda não mostra como ficará a ciclovia da Almirante Barros. A propaganda não mostra em que prazo está obra ficará pronta. A propaganda não mostra o impacto ambiental do novo sistema.

Se não bastasse todas as lacunas apontadas, a propaganda da prefeitura não diz o principal, quem e como será administrado este sistema depois que ficar pronto. Quanto custará a tarifa para os passageiros e outros detalhes muito importante para o futuro da nossa Belém. Os ricos empresários de transportes públicos está calados porque vão ganhar muito dinheiro a nossas custas.

Duciomar gastou uma fortuna do nosso dinheiro para construir o complexo do Entroncamento dizendo que era a solução para o trânsito e não funcionou. Esbanjou outra fortuna para construir uma passarela salvadora e não funcionou. Agora vem o tal BRT, será que vai funcionar? Sem debate, sem transparência acredito que seremos vitima de mais um engodo desta administração catastrófica que se apoderou de Belém.

Alguém pode barrar esta loucura? A Câmara Municipal é formada por uma maioria de vereadores que sempre defendem os seus próprios interesses e não o da população. O Ministério Público é o único órgão capaz de nos defender e apurar as ilegalidades de Duciomar.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB