Ações contra o Estado

Hoje, ao folhear os jornais, li que dois advogados entrarão ou entraram com ações de indenizações contra o Estado. Minha primeira reação foi dizer, bem feito! Isto é para o governo tomar vergonha e fazer seu trabalho direito. Depois, fui tomar banho pensando sobre o assunto, e me bateu a realidade: égua, mas quem vai pagar a conta sou eu!

O primeiro advogado cobra uma indenização do Estado de 1,3 milhão, mais 3 salário mínimos por 50 anos, para família de uma moça, que foi assassinada, por outra colega, no interior do colégio público, onde estudava.

O segundo advogado ingressará com o pedido de indenização por danos morais e materiais, para reparar o abalo sofrido em razão do assalto, em que bandidos levaram, de um funcionário de seu escritório, R$ 10 mil reais, as vésperas de um feriado prolongado. Na visão do doutor, o Estado é culpado e deve pagar-lhe uma indenização.

Se a Justiça resolver condenar o Estado, nos dois casos, ou em apenas um que seja, nossa dívida aumentará, pois a conta será arcada por nós contribuintes. De uma forma ou de outra. Digo assim, porque cada centavo utilizado para pagar as indenizações, vai fazer falta na segurança pública, por exemplo.

Eu, com esta opinião, não estou em absoluto contra a indignação dos meus colegas, apenas acho que eles bem que podia manejar outro tipo de ação que poupasse os cidadãos de mais esta conta e acertasse apenas o governante de plantão.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB