COEMA apovou licença prévia para Usina Termelétrica em Barcarena

Notícia extraída do site Globo.com: 

"RIO - O Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará (COEMA) aprovou, na manhã desta quarta-feira, a licença ambiental prévia para a usina termelétrica da Vale no município de Barcarena, a 40 quilômetros de Belém. O projeto, que enfrentou oposição ferrenha do Ministério Público local, foi aprovado por dez votos a dois. A usina terá que se submeter a 55 condicionantes colocadas pelo COEMA, referentes a questões ambientais, de segurança e sociais, já que serão gerados 4 mil empregos na fase de construção da usina.

Na avaliação do Ministério Público do Pará, a empresa não analisou no EIA-RIMA fontes alternativas menos poluentes, como energia eólica e biomassa, além de omitir dados referentes à emissão de mercúrio e carbono na atmosfera. Além do MP, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado também votou contra o projeto.

Essa será a primeira térmica a carvão do estado, com consumo de 1,8 Mtpa de carvão e capacidade de geração de 600 MW, que abastecerão empreendimentos da Vale como o projeto de bauxita de Paragominas, a nova refinaria de alumina e a a usina siderúrgica de Marabá, prevista para 2012. O investimento total estimado pela mineradora é de US$ 898 milhões, dos quais US$ 314 milhões serão desembolsados em 2009. A unidade tem início de operação previsto para o segundo semestre de 2011.

- Os projetos não podem ser afetados por uma possível falta de energia no país. A curto prazo essa (a termelétrica) é a solução economicamente viável - diz Afonso Lobato, do Silveira, Athias, escritório que representa a Vale no caso. O processo de licenciamento prévio levou 18 meses e demandou sete audiências públicas. Faltam agora as licenças de instalação e operação."

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB