Cadê as mangueiras

Quando Duciomar assumiu a Prefeitura, Belém completava 389 anos, nesse aniversário o Prefeito, empolgado com o cargo, prometeu plantar uma mangueira para cada ano da Cidade, ou seja, 389 novas árvores simbolo. Estamos as vesperas de 392 anos nada de cumprir ums simples promessa, imaginem o restante do seu programa de governo. Abaixo a reportagem de O Liberal de 2005, leia:

Belém resgata túneis de mangueira Tamanho do Texto
Prefeitura dá início a projeto piloto de plantação de mudas na abertura dos festejos para comemorar os 389 anos de fundação da cidade

Para comemorar o aniversário de 389 anos de Belém, o prefeito Duciomar Costa deu início ao projeto piloto de arborização da cidade. A plantação de árvores começou pelo quarteirão da Avenida Antônio Everdosa, entre Soares Carneiro e Perebebuí. Foram plantadas 12 mudas de mangueiras, que serão apadrinhada pelos próprios moradores do local.

O prefeito de Belém informou que o plantio representa um resgate do título “Metrópole da Amazônia”, que havia sido perdido pela cidade nos últimos anos. “Precisamos levantar a auto-estima do povo de Belém. Isso se faz através de uma alavanca, de amor e de paz, que vai construir uma cidade mais justa”, disse.

A escolha do trecho da avenida, localizado no bairro da Pedreira, onde já existia um plantio espontâneo por parte dos moradores. “Isso facilita a sensibilização da população quanto a conservação da natureza”, explicou a secretária Sylvia Christina Santos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Ela garantiu que outras áreas já estão sendo pesquisas para que também recebam o projeto.

O plantio das mudas tem o apoio do Projeto de Macrodrenagem do governo do Estado. “A arborização está começando justamente pela área onde houve maior investimento da Macrodrenagem, que já vem fazendo um trabalho de resgate dos locais que sofreram com a ocupação irregular da população, nos últimos 30 anos, principal próximo aos canais. Queremos resgatar a auto-estima dessas áreas que foram degradadas”, afirmou o gerente do Projeto da Macrodrenagem, Manuel Dias.

De acordo com o agrônomo e paisagista Natalino Corrêa, que está trabalhando no projeto de arborização da cidade, o local foi bem escolhido. “Aqui já ocorria um plantio desordenado, de modo que foram plantadas algumas espécies inadequadas sem nenhum projeto, mas agora vai ser diferente”. Ele informou, ainda, que as mudas foram trazidas da Granja Modelo e devem se adaptar bem ao local onde foram plantadas. Segundo ele, os moradores terão muito trabalho para fazer a manuteção das plantas. “Basta apenas não danificar e irrigar na época da estiagem”.

Padrinhos - Para cuidar das mudas, os moradores da Antônio Everdosa vão participar de uma oficina com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) sobre o processo de conservação das plantas. “Eles vão ter noção de tratar e de como regar as mudas”, disse a secretária da Semma, Sylvia Santos.

Ela ressaltou que caberá à população cuidar das mudas juntamente com a Semma. “Os moradores devem ser os nossos fiscais. Eles vão, inclusive, participar do plantio”, informou.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Praça Eduardo Angelim (“AMA da Praça”), Ricardo Corrente, a idéia partiu da própria prefeitura e da Semma e foi muito bem recebida pelos moradores. “A população foi unânime em aceitar o projeto, que é um resgate de Belém como a Cidades das Mangueiras”, disse. Ele garantiu também que os moradores da área da “AMA da Praça” vão fazer a sua parte na conservação do projeto.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB