Violência no Pará chega a números absurdos

Os dois maiores jornais do Pará, O Liberal e o Diário do Pará, esqueceram as brigas e firmaram um consenso. O Pará é um estado violento, mata seus adolescentes e tem policia corrupta.

O Liberal informa que 6.662 adolescentes foram mortos em dez anos no Pará. Destes assassinatos, 3.471, mas de 50%, ocorreram em 2010. Os dados foram divulgados no Encontro Amazônico de Adolescentes, que acontece em Belém e é organizado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA-EMAUS)

O Diário do Pará informa que 14 homicidios foram praticados em apenas 48 horas. O Jornal divulga também que uma pesquisa do Ministério da Justiça aponta a PM do Pará como a segunda mais corrupta do Brasil, perdendo apenas para a do Rio, aquela que inspirou o capitão Nascimento.

O governador Simão Jatene foi eleito com a bandeira da paz. Nos cem primeiros dias depois de ter tomado posse divulgou um documento chamado "Pacto pelo Pará', no qual fez um declaração sucinta do seu programa para combater a violência: "A segurança pela paz".



O programa de Governo, para nossa infelicidade, falhou e isto é inquestionável. Os números não deixam dúvidas que estamos vivendo a fase mais violenta do Pará. Os dados divulgados pelo Cedeca-Emaus mostram que mais de 50% dos assassinatos ocorreram só no ano de 2010.

Não se conseguiu unir o Pará. Não fomos capazes de implantar e ganhar adesão à política de Paz. O Pró-paz, importante e bem pensado programa, falhou, e isto é lamentável.

Um rápido olhar sobre o Governo, percebe-se que existe por parte de um grupo de intelectuais, boa vontade para mudar este cenário. Mas dentro do mesmo governo, aqueles que assistem a repressão baseada em execuções sumárias de adolescentes nas periferias é que está de vento em popa.

Onde então o governo do estado está falhando?

O Pacto pelo Pará, infelizmente não foi aceito pelos parceiros do próprio governo. O Pro-paz rema contra a maré dos aliados.

Enquanto a equipe da dra. Izabela Jatene através da paz e pela promoção social baixar os índices de violência. Setores de dentro do mesmo governo fecham os olhos para as execuções de jovens pobres de periferia, que estão a mercê de traficantes.

Os programas sociais, emperrados pela burocracia, não saem do papel para produzir os efeitos desejados. As secretarias das áreas sociais recebem forte influência de setores políticos que querem os recursos para apoiar apenas suas reeleições.

O esporte, atividade importante para integrar jovens em atividades coletivas, é usado para outros fins. A Secretaria de Esporte e Lazer usou os recursos de 2012 prioritariamente para financiar MMA, esporte individual que nada tem de cultura de paz.

Emendas parlamentares, liberadas através de convênios, financiam atividades contrárias a cultura de Paz desejada pelo Governador e pelo Pró-paz.

Jatene precisa enfrentar os inimigos internos do seu governo se quiser apresentar números favoráveis e implantar aquilo que desenhou na "Agenda mínima". Chame as igrejas, as organizações sociais e abram o coração, entregando o destino do povo nas mãos do próprio povo.

Tem políticos sérios e compromissados com o futuro deste maravilhoso Estado, este podem colaborar.

Vamos salvar nosso jovens.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB