Graças ao Amazonas, o Pará ganhou 4 vagas de deputado federal

Os políticos do Amazonas mostraram mais uma vez que tem força no cenário nacional, conseguiram que o Tribunal Superior Eleitoral apreciasse um pedido deles para rever a distribuição de vagas para Câmara Federal.

Na decisão, o TSE chegou a conclusão que os amazonenses estavam com razão e decidiram alterar as vagas de deputados por estado, levando em consideração o número de habitantes. Eles ganharam mais um deputado federal e graças a força deles, o Pará aumento em mais quatro representantes, saltando dos atuais 17 deputados, para 21. Esta nova representação valerá para as eleições de 2014.

Os políticos amazonenses defendem em bloco os interesses do Estado e sabem se articular nacionalmente. Recentemente conseguiram passar a frente do Pará em muitas causas. Só para lembrar, levaram a copa para lá e aprovaram a sede em Manaus de um Tribunal Federal.

Não quero crucificar ninguém, mas e forçoso pensar sobre a falta de prestigio dos nosso parlamentares quando se trata de representar os interesses coletivos do Pará.

A hidrovia que ligará Marabá ao porto de Barcarena está inconclusa por falta de uma obra no rio Tocantins. O Governo Federal havia programado o derrocamento do "Pedral do Lourenço" e agora as obras estão paralisadas.

As terras do Pará continua federalizada desde o período militar. O presidente Sarney, em cerimônia no Centur, assinou e entregou ao Governador Jader Barbalho as terras, mas na prática elas nunca saíram do controle federal.

As grandes obras, como Belo Monte e outras hidrelétricas projetadas são construídas no Pará sem que o Estado tenha o direito de dar opinião. Nem o licenciamento fica com o órgão estadual, todos são emitidos pelo IBAMA.

Os produtos paraenses como minérios, energia, madeira, boi em pé, saem do Estado sem pagar imposto.

Lutamos muito para ter jogos da copa no Pará. Nossa classe política se dividiu. Alguns até torceram contra para tirar proveito político. Resultado, perdemos os jogos para o vizinho estado do Amazonas. Nem os treinos ficaram aqui no Pará.

O Pará é o que mais demanda processos na Justiça Federal, cuja segunda instância é o TRF da Primeira Região. Lutamos para ter um TRF com sede em Belém. Perdemos novamente. Criaram vários Tribunais Federais. Até desmembraram o nosso. Mas quem venceu a parada foi Manáus. A OAB alertou os políticos. Pediu Ajuda. Alguns poucos se interessaram. Por falta de efetivo apoio, o Pará perdeu novamente.

Estamos acumulando muitas derrotas por falta de ação dos nosso políticos. Então o que fazem eles no Parlamento?

De tudo não sei dizer ao certo. Mas sei que eles conseguiram aprovar algumas proposições sim. Destaco uma que foi marcante e que deu muito trabalho para os nosso deputados e senadores.

Eles conseguiram aprovar dois decretos legislativos para dividir o Pará em três Estados. A União gastou uma nota preta que poderia ter ido para saúde, educação e segurança para fazer um plebiscito.

Ah, sabe qual era o argumento deles? Com a divisão, aumentaria o número de representantes para melhor defender a Amazônia.

Pois bem. Os políticos do Amazonas provaram que tinha outro caminho, bem mais barato e mais eficiente.

Por isso, agradeço de coração. Obrigado aos amazonense por esta forcinha ao Pará.




 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB