O Império da Lei há de chegar no coração do Pará...

Hoje, a Justiça do Pará julga os acusados da brutal morte do casal de ambientalistas em Ipixuna do Pará.  Esperamos a condenação, mas sabemos que não é garantia da paz e triunfo da lei no nosso Estado. Outros crimes ainda estão impunes a espera de um desfecho.

O caso mais recente que ainda está sem solução é do advogado Jorge Pimentel, morto por pistoleiro em Tomé Açu. A motivação é política, tudo leva a crer, e a OAB Pará aguarda o final das investigações e as providências do Judiciário.

O Pará, há muito, vive o clima de impunidade. A cidadão sente que exala de algumas instituições paraenses o mesmo cheiro dos peixes expostos na "pedra do ver-o-peso" depois das onze horas, na chamada virada.

A podridão vem da prática de tráfico de influência, nepotismo, uso do poder em benefício próprio ou dos amigos.

Da alta cúpula até a menor das instituições, assistimos coisa do arco da velha. É processos que tramitam sem páginas numeradas para permitir mudanças de folhas com despachos de última hora. Investigação especial feita para atender amigos. Embargo de gaveta para beneficiar alguém. Manobras regimentais para derrubar adversários...

A disputa pelos cargos de prefeitos e vereadores, pequenos cargos municipais instituídos para decidir sobre o cotidiano de cidades, virar motivo para decidir-se pela morte física ou política.

Sei de muitos empresários, políticos e autoridades que não concordam com o clima de impunidade, mas calam para salvar suas peles. Este são desejosos de mudanças.

E que mudanças são estas?

Concurso público. Transparência total aos atos públicos. Maior participação da sociedade. Uma união dos mandatários em prol da legitimidade e legalidade. Em fim, o império da lei.



 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB