O Portal da Amazônia



Os blogs do Alencar e o Quinta Emenda trazem notas sobre o Portal da Amazônia (peço licença do Alencar para republicar aqui foto extraídas do seu blog).
Esta obra que o prefeito Duciomar anuncia como a grande coqueluche da cidade na verdade não é o que a Cidade precisa.
O Alencar tem razão. Belém está a beira de colapso por conta do sistema viário e de transportes, isto sim primordial para
melhorar a qualidade de vida de todos.
O Portal parece mais uma daquelas obras que começa com um lobysta da grande empreiteira procurando uma "autoridade", dizendo que tem amigos em Brasilia, que através deles pode liberar recursos, mais que só pode ser para obras que o Ministério onde exerce a influência tem rubrica orçamentária disponível. Vocês não acreditam? No Brasil as coisas funcionam na ordem inversa. A Obra não é decidida segunda a necessidade da sociedade, mas sim de acordo com a vontade dos lobystas.
O Portal na Estrada Nova, é uma obra que aterra a foz do Rio Guamá e ofende o meio ambiente; não obedece o Estatuto da Cidade, pois não foram realizadas audìências sobre os impactos; não prioriza o povo que mora nas redondezas; contraria a lógica de crescimento de Belém; e não é o que a Cidade gostaria que fosse construído.





Campanha por Ciclovias

Neste sábado saíremos da sede do PV, Travessa Castelo Branco, 1208, entre Magalhães Barata e Gentil, a apartir das 08 horas, para um passeio pela Cidade clamando por construções de ciclovias.
Como participar? basta trazer sua bicleta, chegar na sede do PV e seguir a caravana.

Segurança Pública

A cada dia nos assustamos com o aumento da criminalidade. As cadeias estão lotadas e as ruas infestadas de bandidos. Ontém um família lutou contra assaltantes na Pedreira. Hoje um homem foi morto a tiros na Terra Firme. Mais assaltos no PAAR e em quase todos os Bairros de Belém. Este clima ganhou o Estado. Em Marabá, Santarém, Altamira todos os dias as rádios locais e os pequenos jornais semanais estampam a violência crescente.
Deixando de lado a sensação de insegurança, precisamos urgente de solução. O povo não aguenta mais a sensação ou a insegurança real.
Essa juventude toda atrás das grades, quanto desperdício, pois a cadeia não ressocializa ninguém e a população não suporta pagar a conta de alimentação, agentes prisionais, construção de novos presidios e colções queimados em rebeliões, tudo isso para nada.
Mais do que carros, armas e homens, precisamos de inteligência ou perderemos a guerra. Nada de acusações do tipo governo x oposição, o problema é maior que picuinhas políticas de quem quer cargo eletivo.
Por exemplo: o que adianta prender apenas duas jovens mães vendendo petecas de nóia ou pasta de cocaina se o distribuidor continuará solto arregimentando outras vendedoras? o que adianta lotar as cadeias de jovens acusados de pequenos furtos se não lhes forem dada a chance de viver fora do mundo do crime?
O sistema integrado de polícia e sua central de inteligência precisam detectar de onde irradia a onda de criminalidade e atacar os focos. O Governo deve fazer convênios de coperação técnica com as duas maiores universidades e seus cursos de humanas formando um laboratório de estudo das causas da cirminalidade, interligado a cúpula do sistema de segurança. Vamos chamar as igrejas e as entidades de direitos humanos como sócias desta luta. Sem, contudo, deixar de intensificar as ações ostensivas de combate a violência e a criminalidade.
Participe desse debate aqui no Blog.

Conselheiro do TCM

A Assembléia Legislativa aprovou hoje por 31 votos sim, 1 Não e 2 Abstenções, o nome do Advogado Daniel Lavareda como conselheiro para o TCM na vaga destinada aos auditores. Ainda corre na Justiça, e está programado para ser decidida amanhã, uma ação contra a nomeação. Vamos aguardar.

Mensalão. Reações Internas

Leia a opinião do PT sobre a decisão do STF.

"O secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, afirma que a aceitação da denúncia contra José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares por corrupção ativa não muda nada nas questões internas do partido. "É um fato velho, que já foi objeto de avaliação. E é um fato que envolve indivíduos, não é um fato que envolve o partido", afirma."

Isto Não É Republicano

Leia o que postou Zé Dicerceu em ses blog, hoje, um dia após ser considerado réu pelo STF:
Uma opinião importante
“É incontestável o caótico quadro de exaustão de que padece o STF.... “É incontestável o caótico quadro de exaustão de que padece o STF. Seu papel deve se restringir aos temas constitucionais. Seria urgente o caso de se pensar em passar o encargo de julgar processos como o do mensalão para outro órgão — ou outros órgãos — do Judiciário. Suas demais competências têm também que ser reduzidas, reservando-lhe somente o julgamento das questões de magnitude constitucional. Essa a única forma de salvá-lo do abismo em que se precipita”.Esse é o trecho final do artigo “Supremo Tribunal Federal, uma corte quase inviável”, do ex-ministro da Justiça e ex-ministro do STF, advogado Maurício Corrêa, no Correio Braziliense de domingo (só para assinantes). Recomendo a sua leitura."

Eu, Zé Carlos, recomendo a nossa indignação com esta atitude.

Finalmente a República

Essa história de três poderes nunca foi bem vista aqui no Brasil. O Executivo, executa. O Legislativo, legisla. O Judiciário, julga. São autonômos, independentes e harmônico. Exercem os chamado freios e contrapesos.
Hoje quando vi a sessão do STF e o resultado do julgamento do inquérito do mensalão voltei a acreditar que estamos começando a viver tempos republicanos, onde o Ministério Público é o fiscal da lei e o Judiciário exerce a jurisdição. Vamos aguardar agora o desenrolar do processo. Que os inocentes sejam absolvidos e os culpados paguem pelos seus erros. A sociedade agradecerá.

Duciomar. Olha o Coreto!


A Prefeitura de Belém fez uma espécie de Ação Global na Praça da República neste domingo. Nada contra. Mas entendo que a Prefeitura oferecer médico em mutirão na Praça, expondo a população ao sol em longas filas é confessar sua própria incompetência, aliás isso já ficou provado na morte do vigia e de uma criança justamente nos postos de saúde do município. Veja. Se tivesse atendimento nos Postos de Saúde nos Bairros não precisava trazer a população para ser atendida na Praça. Não acham?
Bom, mas quero só dizer para o Prefeito que pode usar a Praça do Povo, porém não custa nada consertar o Correto que está caindo aos pedaços. Veja as foto.

A Venda da Sede do Clube do Remo

Estive participando de uma reunião sobre um torneio de natação, na Sede do Clube do Remo, enquanto aguardava o início do evento, dei uma volta dentro e fora, como se estivesse avaliando o valor. Enquanto andava por alí muitos pensamentos me vieram a mente:
- Como clubes queridos como Remo e Paysandu são destruidos e os torcedores, pais de atletas e até os abnegados beneméritos nada podem fazer par evitar?
- Quanto de histórias estão depositados nestes clubes que representantam a paixão de muita gente e que podem ser destruídas impunemente?
- A sede do Remo alí, encravada entre prédios, pode ser derrubada e no seu lugar, não se sabe o que será erguido?
- Quando a sede não mais existir, quanta história ruíra com ela, histórias de gente de todas as classes, que muitas vezes foram até a Avenida Nazaré chorar derrotas e cantar vitórias com o Clube do Remo?
Ainda é tempo agir.

Ciclista morre após atingir a lateral de ônibus

Na Cidade Nova Ele foi desviar de um carro estacionado na pista e perdeu o controle da bicicleta. Muitos dirão: - foi imprudência do ciclistas ou que o ciclistas não estava com os equipamentos obrigatórios.
Esta notícia divulgada hoje pelo Jornal O Liberal mostra mais um dos muitos casos e a Prefeitura de Belém e Ananindeua, apenas para falar dos dois maiores municípios da Região Metropolitana, não criam um só programa de construção de ciclovias. Querem exigir do ciclistas os equipamentos necessários, porém, a grande maioria usa a bicicleta por não ter recursos para arcar com o ônus dos transporte coletivo.
Eu, por vontade própria e consciência ecológica, passei a utilizar a bicicleta para ir trabalhar e vejo quanto os ciclistas humildes, com a bicletinha um pouco desgastada, levando sua esposa ou companheira no varão, sofrem para se deslocar na Cidade. Ciclovias Já! Essa é a palavra de ordem. Ajude nesta campanha divulgando e cobrando das autoridades, vereadores, prefeitos, Ministério Público.
Você que só anda de automóvel preste mais atenção no número de ciclistas que circulam por Belém.

O Poder dos Donos das Empresas de Ônibus IV

Um amigo que viveu o problema dos transporte na Câmara, questionou-me o motivo de não ter nominado o assessor do Duciomar que era acusado de ter servido de intermediário na transação entre os vereadores. Bom. Não dei o nome por não lembrar, mas agora, vasculhando o meu HD, encontrei, chama-se Walber do Dudú. Pronto, taí.

Justiça Aceita Denúncia contra Duciomar

Este é o resumo da decisão da Justiça Federal no caso do Prefeito Duciomar: "Vencidos o Relator e o Juiz Federal convocado Leão Aparecido Alves(em substituição ao Desembargador Federal Olindo Menezes), recebeu a denúncia, nos termos do voto divervente do Desembargador Federal Hilton Queiroz"
A Ação Penal é sobre os Crimes de Responsabilidade - Decreto Lei n.º 201/67; Lei 1.079/50 e Lei 5.249/67 - Crimes Previstos na Legislação Extravagante - Penal

Mensalão

A despeito dos debates sobre o mensalão no STF:

"Nunca admita sua participação em algo que não deu certo."

O Poder dos Donos das Empresas de Ônibus III

Mesmo com todas as modificações realizadas por este poderoso cartel, na Lei Orgânica de Belém ainda restou muitos artigos do projeto original que não se cumpre até hoje. Por exemplo a licitação para as permissões de linhas, A frota pública reguladora, a câmara de compensação tarifária.
Vejamos alguns artigos não cumpridos até hoje:
  • Art. 147 - O planejamento, o gerenciamento, a operação, a exploração e a fsicalização dos sistemas de transporte e do tráfego urbano do Município, deverão ser administrados por ente público, que, por sua vez, poderá delegar a empresas privadas a execução do serviço de transporte de sua competência, desde que esteja legal e previamente autorizado pela Câmara Municipal de Belém, e, ainda que realize regular processo licitatório, observados os seguintes princípios:
  • Art. 148 - Fica o Município autorizado a criar, mediante lei, o Fundo Municipal, destinado ã aquisição da Frota Pública.
  • § 1º. - O produto da arrecadação diária das empresas permissionárias deverá ser depositado em conta única, em instituição financeira oficial, preferencialmente em banco do Estado ou do Município, em nome da entidade pública concessionária, a qual reterá de um até dois por cento destinado à formação do fundo.
  • § 2º. - A entidade implantará progressivamente frota própria com até vinte e cinco por cento da frota total privada existente no Município, objetivando assegurar o transporte coletivo.
  • § 3º. - A tarifa da frota do Município será equivalente ao da frota privada.
  • § 4º. - Será criada câmara de compesação tarifaria relativa aos transportes coletivos composta paritariamente por representantes do poder concedente e da sociedade civil interessada, na forma da lei.

Os Prefeitos Augusto Rezende e Hélio Gueiros mantiveram estreita relação com o cartel, sem prejudicar um só dos seus interesses. O Prefeito Edmilson Rodrigues era nossa grande esperança, mas isso Eu conto depois.

O Poder dos Donos das Empresas de Ônibus II

Durante a feitura da Lei Orgânica, Eu, Babá, Arnaldo Jordy, Joaquim Passarinho e Zenaldo Coutinho, nos organizamos para aprovar um capítulo de transportes que fosse o mais moderno e funcional possível. Primeiro transformamos as concessões em permissões, criamos o Fundo Municipal destinado a aquisição da Frota Pública Reguladora, Criamos a Câmara de Compensação Tarifária, etc.
Os empresários, assutados com a força das entidades populares e o número de vereadores a favor dessas modernizações, passaram a frequentar diariamente as sessões da Lei Orgância tentando impedir a aprovação das propostas.
Nos gabinetes circulavam rumores de que os vereadores Duciomar Costa, Eloi Santos e Adamor Filho haviam topado defender os interesses dos empresários. E, de fato, estes parlamentares passaram a agir nesta direção, porém não lograram êxito, graças a união da maioria dos parlamentares e o apoio da Cidade que não suportava mais os abusos desse setor. Em determinado momento dessa luta o Vereador Adamor Filho resolveu denunciar o acordo, e isso foi estampado no Jornal A Província do Pará. A Câmara abriu uma CPI para apurar o fato, porém o Vereador Adamor se arrependeu e não sustentou as denuncias perante a Comissão. Os vereadores tentaram ouvir um assessor do Vereador Duciomar que era citado na denúncia de Adamor Filho como o intermediário do acordo, mas este desapareceu, não sendo possível conduzí-lo a depor na Câmara. Por essas razões a Comissão Parlamentar foi arquivada.
Aprovamos o Capítulo de Transporte avançado e bom para povo. Os empresários passaram a lutar contra sua entrada em vigor, criando todo o tipo de dificuldades possíveis e, para isso, contando com apoio dos Chefes do Poder Executivo. Resultado a Lei Orgânica de Belém, na parte dos transporte nunca foi respeitada.
Para se ter idéia dessa renhida luta da cidade de Belém contra o cartel dos transportes. De 1990 até hoje foram feitas as seguintes leis modificando a Lei Orgância na parte dos transportes.
  • Emenda 01/91;
  • Emenda 06/93;
  • Emenda 10/94;
  • Emenda 16/99;
  • Emenda 18/00;
  • Emenda 21/02;
  • Lei nº 7.651/93;
  • Lei nº 7.496/91;
  • Lei nº 7.475/89;

O Poder dos Donos das Empresas de Ônibus

Antes dos anos 70 os ônibus em Belém eram explorados por proprietários individuais, ou seja, não haviam empresas donas de frotas ou linhas. As pessoas construíam ou compravam ônibus, conseguiam o licenciamento, e os colocavam para circular em uma linha da Cidade. Linhas como o Circular Interno e Externo, Aero-clube, Guamá, Universidade, Telégrafo, Acampamento, Tavares Bastos, Nova Marambaia, Icoaraci.
Após esse período, a título de organizar o sistema de transportes coletivo, criou-se a figura do concessionário de linha, e, desde aí, o transporte público passou a ser dominado por um cartel, montado por empresários, a maioria de origem luso-brasiliero, que passou a influenciar na vida política da Cidade de Belém, influenciando até na escolha de Prefeitos, mas, apenas para lembrar, a competência do aumento do preço das passagens e das concessões das linhas era do Governador.
O Governador até 1982 foi Alacid Nunes que entregou o Governo ao PMDB de Jáder Barbalho, depois a Hélio Gueiros do mesmo partido. O atual presidente do Sindicato dos Proprietários das Empresas, Sr. Mário Martins, sempre foi do PMDB, sendo Deputado Federal e membro da direção daquela agremiação.
Após a Constituição Federal de 1988 a competência para gerir os transportes urbanos passou para esfera do Município, que o regulou através da Lei Orgânica Muncipal.

Mensalão - Denunciados

Começou o julgamento do Mensalão no STF.

Veja o resumo da denuncia do Procurador Geral da República e a relação dos denunciados.

"Os denunciados operacionalizaram desvio de recursos públicos, concessões de benefícios indevidos a particulares em troca de dinheiro e compra de apoio político, condutas que caracterizam os crimes de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, corrupção e evasão de divisas."

JOSÉ DIRCEU DE OLIVEIRA E SILVA, JOSÉ GENOINO NETO, DELÚBIO SOARES DE CASTRO, SILVIO JOSÉ PEREIRA, MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA, RAMON HOLLERBACH CARDOSO, CRISTIANO DE MELLO PAZ, ROGÉRIO LANZA TOLENTINO, SIMONE REIS LOBO DE VASCONCELOS, GEIZA DIAS DOS SANTOS, KÁTIA RABELLO, JOSÉ ROBERTO SALGADO, VINICIUS SAMARANE, AYANNA TENÓRIO TÔRRES DE JESUS, JOÃO PAULO CUNHA, LUIZ GUSHIKEN, HENRIQUE PIZZOLATO, PEDRO DA SILVA CORRÊA DE OLIVEIRA ANDRADE NETO, JOSÉ MAHAMED JANENE, PEDRO HENRY NETO, JOÃO CLÁUDIO DE CARVALHO GENÚ, ENIVALDO QUADRADO, BRENO FISCHBERG, CARLOS ALBERTO QUAGLIA, VALDEMAR COSTA NETO, JACINTO DE SOUZA LAMAS, ANTÔNIO DE PÁDUA DE SOUZA LAMAS, CARLOS ALBERTO RODRIGUES PINTO (BISPO RODRIGUES), ROBERTO JEFFERSON MONTEIRO FRANCISCO, EMERSON ELOY PALMIERI, ROMEU FERREIRA QUEIROZ, JOSÉ RODRIGUES BORBA, PAULO ROBERTO GALVÃO DA ROCHA, ANITA LEOCÁDIA PEREIRA DA COSTA, LUIZ CARLOS DA SILVA (PROFESSOR LUIZINHO), JOÃO MAGNO DE MOURA, ANDERSON ADAUTO PEREIRA, JOSÉ LUIZ ALVES, JOSÉ EDUARDO CAVALCANTI DE MENDONÇA (DUDA MENDONÇA) e ZILMAR FERNANDES SILVEIRA

Mensalão começa a ser julgado pelo STF

Nesta quarta-feira, às 10 hs., começa, no STF, o julgamento do Inquérito sobre o Mensalão. Ontém os Ministros decidiram como será a sessão.
Na reunião, os ministros estimaram em cerca de 10 horas o tempo para as sustentações orais dos advogados de defesa, que têm 15 minutos, cada um, para falar na tribuna. Até o momento, 27 advogados inscreveram-se para falar durante a sessão, representando 35 acusados. Para o procurador-geral, autor da denúncia, o tempo para falar perante o Plenário será maior. Ele se pronuncia logo após a leitura do relatório, pelo ministro Joaquim Barbosa. Em seguida, iniciam-se as falas dos advogados, que serão chamados na mesma ordem em que figuram na denúncia os acusados os quais representam.

ESCREVENDO SOBRE O PT IV

Após as eleições de 1982, com a esmagadora vitória do PMDB, e em vigor a reforma partidária, os grupos de esquerda, abrigados no antigo MDB, resolveram buscar outros caminhos. PCB, PC do B e PSB se apresentaram como novos partidos. Outras organizações, porém, ingressaram no PT, rotulando seus dirigentes e fundadores de social-democratas, igrejeiros, pequeno burgueses, com a intenção de assumir a direção em todos os níveis. Esta atitude acendeu a luz dos fundadores como Lula, Jacó Bitar, Olívio Dutra, que decidiram combatê-los, para tanto organizaram um manifesto que recebeu 113 assinaturas, nome pelo qual ficaram conhecidos nas disputas internas que se seguiram. Os 113 fundaram depois a Articulação, campo majoritário que sempre dirigiu o PT. A senha dessa disputa, pelo controle da direção, foi dada por LULA, quando, em discurso proferido a militantes, acusava pessoas de vestirem duas camisas, por cima a camisa do PT e por baixo a camisa da sua organização, apelando para que tirassem aquela de baixo. A tática dos 113 era absorver os grupos menores e de pouca consistência organica, para, no segundo momento, enfrentar os grupos mais fortes e melhor organizados.
O mais vigoroso adversário, que não aceitou retirar a camisa de baixo e ostensivamente desafiou o comando da Articulação, foi o grupo liderado por José Genoíno Neto, Adelmo Genro e Ozéas Duarte.
Estas disputas tinham conteúdo ideólogico bastante forte. Discutia-se, por exemplo, o socialisamo e seu carater; a forma da tomada do poder: se pela luta armada ou pela via democrática; a concepção de partido: se de quadros ou de massas. Debatia-se até se a democrácia tinha valor universal ou classista.
A chave do sucesso partidário estava na chamada democracia interna, ou seja, dentro do Partido era permitido todo o tipo de disputa, fora, porém, a unidade de ação contra a burguesia e os poderosos fazia a diferença.

Imagens de Belém de Ontém


Grande Hotel. Foi derrubado para dar lugar a construção do Hotel Hilton, esta coisa horrível, sem personalidade, que destoa do conjunto Praça da República e do Grande Teatro da Paz.
Vamos fazer uma viagem? Final de tarde em Belém, você e sua (seu) esposa(o) ou namorada(o), sentados em um Café na calçada parisiense do Grande Hotel, esperando o momento de ir ao Teatro da Paz assistir O Guarani.



Docas do Reduto. Hoje um canal com duas vielas, ainda em paralelepípedeos, sem movimento, quase abandonada. Para se ter idéia do abandono, nas Vielas crescem musgos pela falta de uso.

Ciclovias Já!


Com esse cartaz e slogam daremos início a uma campanha por ciclovias em Belém. Você pode ajudar.
Posted by Picasa

Duciomar vai a Julgamento por desvio de recursos

O prefeito da cidade de Belém (PA), Duciomar Gomes da Costa, foi denunciado pelo MPF por desvio de verbas públicas. É acusado de receber recursos federais do Sistema Único de Saúde (SUS) e, com o dinheiro, comprar veículos destinados ao uso da Guarda Municipal de Belém (GBEL). O Processo está na pauta para o dia 22.08.2007, veja abaixo a ficha do processo e acompanhe.

2006.01.00.036879-9
Grupo: INQ - INQUÉRITO
Assunto: Crimes de Responsabilidade (DL 201/67;Lei 1.079/50 e Lei 5.249/67) - Crimes Previstos na Legislação Extravagante - Penal
Autuado em: 27/9/2006 15:59:52
Órgão Julgador: SEGUNDA SEÇÃO
Juiz Relator: DESEMBARGADOR FEDERAL CÂNDIDO RIBEIRO

Sindicato dos Gráficos e o Acordo dos Jornais

Quem diria. O Sindicato dos Gráficos fechou acordo salarial com o Jornal O Liberal em 3,5% de reposição salarial e só. Já a negociação com O Diário do Pará foi fechada, faltando apenas assinar o Acordo, com a validade de 2 anos e o percentual será de 5% no primeiro ano e no segundo ano a reposição das perdas mais 1% de aumento real.
Antigamente era o contrário e bota contrário nisso.

Ciclovia Urgente!


Andar de bicicletas só tem vantagens. Mas para a segurança dos ciclistas, evitando o que estamos vendo nesta foto, é preciso construir ciclovias. O PV está lançando uma campanha em favor destes espaços. o Presidente da Executiva Muncipal de Belém, Zé Francisco, quer que os Supermercados não cortem o vale transportes dos funcionários que usam bicicletas como meio de transportes.
Quais as vantagens do uso da bicicleta sobre as outras alternativas de transporte ?Preço acessível; Baixo custo de manutenção; Baixo impacto sobre o meio ambiente; Melhoria da saúde dos usuários - bem estar físico e mental, É ao mesmo tempo, um meio de transporte e de lazer; Não requer combustível; Em congestionamento ou de interrupção de tráfego, o ciclista encontra meios de prosseguir sua viagem; Menor necessidade de espaço público; O custo da infra-estrutura para bicicletas é muito inferior: menor espaço viário e estacionamento, capacidade de suporte da pavimentação, sem falar em sinalização e controle.

Quem Paga a Conta é a Classe Média

O Minsitro Guido Mantega, perguntado por um repórter qual os efeitos da não aprovação da prorrogação da CPMF, disse que o dinheiro da CPMF é usado para sustentar os programas sociais, de saúde e parte significativa do Programa Bolsa Família.
Se é a classe média quem paga conta, então tem o direito de vaiar em paz e sem remorços.

Salve o Dia do Advogado

"Normalmente a magistratura não nos ouve, que pelo menos nos leia então."
Dr. Jarbas Vasconcelos em debate, 10.08.07, na Terceira Turma do TRT-Pará

GANHANDO DINHEIRO COM OS GRAMPOS

Em Natal, os vereadores, aprovaram uma lei mudando o gabarito de construção e estão sendo investigados, pois dizem que rolou muita grana das incorporadoras. Pois bem, quatro cd's com as gravações das escutas, obtidas pelos grampos nos telefones dos vereadores, estão sendo vendidos nas esquinas da Cidade, quatro por 5 reais.
É uma boa dica para quem têm as cópias das gravações da Operação Rêmora ganhar uma dinheiro, quem já ouviu, diz que é uma boa mercadoria.

REFORMA POLÍTICA NÃO ANDA

Estive me Brasília coversando com políticos sobre a Reforma. Todos afirmam que não passa nada. A emenda aglutinativa virou um monstrengo, mas o que de fato está emperrando a Reforma Política é a articulação que PT está fazendo para tentar mudar a regra do jogo e obter um terceiro mandato para o LULA. terceiro mandado para o LULA? é isso mesmo pessoal.

ESCREVENDO SOBRE O PT III

Não posso escrever sobre o PT do Pará sem citar algumas pessoas importantes e suas áreas de atuação. Peço desculpas antecipadas, pois estas citações fazem parte de um esforço de memória, uma vez que existem poucos documentos e os que existem estão dispersos, assim conto com a colaboração das pessoas para atualizar as referências. Vamos a elas.
Paulo Rocha, Bira, Antonio Pereira, Zé Carlos, Pascoa Costa e Silva lideravam os sindicalistas urbanos da CUT e uma parte do movimento rural, localizada no baixo e médio Tocantins.
Venise Rodrigues, Luís Araújo, Aldenor Júnior e Edmilson Rodrigues, participavam do movimento estudantil, professores da rede pública, e do movimento popular, a CBB deve muito a eles.
Bira Diniz, Bordalo ficavam com a FASE e o movimento popular da Sacramenta e da área Ferro Costa.
Humberto Cunha (eleito vereador pelo PMDB em 1982, após posse, aderiu ao PT), Iza, Paulo Weil, Jaime Teixeira, Edilza, Raul Meireles construíram um grande e importante grupo político. Eles participavam das lutas populares no Bairro do Jurunas, lembram do CDOP? Lá também participava Piteira e outros, atuavam na SPDHH com Carlinhos Boução; no movimento estudantil, a Caminhando, destaco a participação de Jarbas Vasconcelos; na formação de líderes sindicais como Branco, Ceará, Benezinho, Gatão e o movimento de mulheres operárias como as castanheiras.
Geraldo Pastana, Avelino, Valdir Ganzer, Pedro Peloso, Raimundinha e Airton Faleiro atuavam no movimento sindical rural, com sua lamparina, vindo de Santarém e Oeste do Pará com a intenção de se espalhar pelo Estado inteiro.
Everardo, Aninha, Alberto Damasceno e Orlando Buticão atuando ali pela Pedreira, na CUT e também no movimento estudantil.
Maurílio e Marcílio Monteiro, Zé Raimundo, Botelho organizavam o movimento secundarista.
Babá, Berna, Vinicius, Zé Flávio e Chico Cavalcante pregavam a aliança operário-estudantil para construir o novo mundo.
Muita gente boa fazendo política com bons propósitos. Não havia malícia ou esperteza, todos, com seus métodos, às vezes estranhos, mais de boa fé, queriam construir uma sociedade justa e igualitária e o PT era esse instrumento, tático para alguns, estratégico para outros.
Partido de massas ou partido de quadros ? pelo método democrático ou revolucionário,? bem, íamos adiando a polêmica, o importante era fazer política e construir o socialismo derrotando a burguesia, os coronéis, os latifundiários e os grandes projetos contrários aos interesses do povo do Pará.

Imazon

No verão começam as queimadas e os desmatamentos na Amazônia, para ajudar neste combate acesse o site do IMAZON e disponha de ferramentas importantes que ajudar nesta luta contra o desmatamento. Faça sua parte.
http://imazongeo.org.br/

Distribuição de Rendas

"Mais um recorde de lucro foi batido pelo Bradesco. No primeiro semestre do ano, o banco computou lucro líquido de R$ 4,007 bilhões, resultado 27,9% superior ao registrado no mesmo período de 2006."
Fonte: Clipping do Ministério do Planejamento - 07.08.07

Doadores de Campanha do Dudu

O tempo faz a gente esquecer de fatos importantes. Para ajudar a nossa memória, publico a relação de doadores de campanha do Prefeito Duciomar. Confira um a um e os respectivos valores. A fonte é o TSE.


  • DOADORES DO DUDU
COMPAR COMPANHIA PARAENSE DE REFRIGERANTES - R$ 250.000,00
PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - R$ 250.000,00
SUPER POSTO DOIS MIL LTDA. - R$ 100.000,00
DANDERA INDÚSTRIA E COMÉRCIO IMPORT. E EXPORT. LTDA. - R$ 80.000,00
DANDERA INDÚSTRIA E COMÉRCIO IMPORT. E EXPORT. LTDA. - R$ 80.000,00
IMIFARMA PRODUTOS FARMACÊUTICOS E COSMÉTICOS SA - R$ 80.000,00
SUPER POSTO DOIS MIL LTDA. - R$ 80.000,00
DABLIOS COMÉRCIO REPRESENTAÇÃO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. -R$ 70.000,00
HIPER ATACADO PONTO CERTO LTDA. - R$ 60.000,00
AMERICAN VIRGINIA IND E COM IMP E EXP DE TABACOS LTDA. -R$ 50.000,00
DANDERA INDÚSTRIA E COMÉRCIO IMPORT. E EXPORT. LTDA. -R$ 40.000,00
SISTEMA COMERCIAL IMPORTADORA E EXPORTADORA LTDA. - R$ 40.000,00
CONSTRUTORA LEAL JÚNIOR LTDA. -R$ 30.000,00
ESTACON ENGENHARIA SA - R$ 30.000,00
BRIUTE COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA. -R$ 25.000,00
BRIUTE COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA. R$ 25.000,00
PARÁ EMERGÊNCIA S C LTDA. - R$ 25.000,00
ROBERTO FARID ELIAS MASSOUD - R$ 25.000,00
EBATA - PRODUTOS FLORESTAIS LTDA. - R$ 20.000,00
NORDISK TIMBER LTDA. - R$ 20.000,00
PAMPA EXPORTAÇÕES LTDA. - R$ 20.000,00
PARÁ EMERGÊNCIA S C LTDA. - R$ 20.000,00
BRIUTE COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA. -R$ 13.000,00
CABANO CONSTRUTORA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA. - R$ 10.000,00
CCE CONSTRUÇÃO COMÉRCIO E ENGENHARIA LTDA. - R$ 10.000,00
CIKEL BRASIL VERDE S/A - R$ 10.000,00
DIAGNOSIS CENTRO DE DIAGNÓSTICOS LTDA. - R$ 10.000,00
ENGEBRAYF ENGENHARIA LTDA. - R$ 10.000,00
ENNE CONSTRUÇÕES LTDA. - R$ 10.000,00
EXPRESSA SERVIÇOS LTDA. - R$ 10.000,00
GOC - COMÉRCIO, REPRESENTAÇÕES, SERVIÇOS E CONSTRUÇÕES LTDA. - R$10.000,00
MAPE ENGENHARIA LTDA. - R$ 10.000,00
PAUVA CONSTRUÇÕES E ENGENHARIA LTDA. - R$ 10.000,00
WALDIR MAIA DE ALBUQUERQUE - R$ 10.000,00
DUCIOMAR GOMES DA COSTA - R$ 9.000,00
ARTEPLAN PROJETOS E CONSTRUÇÕES LTDA. - R$ 5.000,00
C.B.E ENGENHARIA LTDA. - R$ 5.000,00
C.B.E -ENGENHARIA LTDA. - R$ 5.000,00
C.B.E -ENGENHARIA LTDA. - R$ 5.000,00
CONSAN ENGENHARIA LTDA. - R$ 5.000,00
CONSTRUTORA 2000 LTDA. - R$ 5.000,00
ESTRUTURA ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA. - R$ 5.000,00
LEST - ENGENHARIA LTDA. - R$ 5.000,00
TN TELECOMUNICAÇÕES DO NORTE E CONSTRUÇÕES LTDA. - R$ 5.000,00
ENGEFIX CONSTRUÇÕES LTDA. - R$ 4.999,99
DUCIOMAR GOMES DA COSTA - R$ 3.000,00
B & M CONSTRUTORA LTDA. - R$ 2.000,00

Computador não é tudo

Muita gente confunde computador com informatização. O Computador é uma máquina de lê e interpretar dados. Ela sozinha não resolve os problemas, quando muito vira uma máquina de escrever de luxo ou um terminal para navegar na internet.
Hoje, domingo, os Jornais anunciaram que a Assembléia Legislativa inicia os trabalhos amanhã com uma novidade: cada deputado terá um computador em sua mesa. Dele poderá acessar o avulso, os projetos e inscrever-se na lista de pronunciamentos. Informou ainda os Jornais que os deputados passaram por treinamento para manusear a nova máquina. Tudo isso pode não significar nada.
Qual o objetivo desses computadores? melhorar a produção legislativa?
Os deputados são representantes do povo para criar regras que melhorem a situação de todos e, também, fiscalizar o Executivo na aplicação dos recursos públicos. Se os computadores forem usados para que isso aconteça, tudo bem, palmas. Se, porém, continuarem apresentando projetos concedendo medalhas de honra ao mérito para mei adúzia de financiadores de campanha ou proposições em favor de lobbystas, tudo mal. Pois farão isso com maior velocidade.
Se os computadores puderem ajudar a fiscalizar o nosso dinheiro, tudo bem, de novo. Mas se apenas enfeitarem a mesa dos senhores parlamentares, ou servir para acessar site pornográficos, aí, tudo mal, mesmo!
Aproveitando. Não esqueçam que somos nos que pagamos a conta, então dei-nos acesso a suas produções, queremos saber o que estão fazendo.

Lula é um grande esperto

Ao ler estas palavras na Revista Forum, parei na banca de revistas e comprei. Tratava-se de uma afirmação feita, em entrevista, pelo Professor Aziz Ab'Saber. Juro que me deu um nó na cabeça. Justamente ele, que conhecí na Caravana das Águas, organizada pelo LULA, no Barco Rodrigues Alves, que percorreu o Amazonas durante sete dias, até chegar em Belém. A bordo estavam muitos intelectuais como o Professor Aziz, o Reitor da Universidade do Amazonas Marcus Barros, a vice-reitora da UFPa, Zélia Amador de Deus. Também políticos como Eduardo Suplicy. Foram dias de debates intensos sobre a região e o Professor me impressionou muito pelo seu conhecimento amazônico. Em Monte Alegre, por exemplo, o Professor fez um descrição da formação geológica da região com riquezas de detalhes que dava impressão de estarmos vivendo cada momento. Nunca mais esquecí as suas lições.
Veja a opinião do professor.
"A Revista pergunta - Outros intelectuais reclamam também por não serem ouvidos O governo não oferece canais de diálogo?
Ab'Saber - O Lula é um grande esperto. Para poder se reeleger, fez várias reuniões com intelectuais. Uma no Rio de Janeiro foi uma coisa séria. Trouxe todos os intelectuais a um restaurante muito rico, todos favoráveis. Depois "até logo". Só serviu para dar voto. Fez isso na primeira eleição. Na segunda reuniu também muitos intelectuais."

Ciclovias Urgente!

É urgente que se construam ciclovias em Belém. Ontem, no final da tarde, resolvi andar de bicicleta pela Cidade. Fui da minha Casa até a sede do PV. Sentí na pele o que sentem as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte. Os carros não respeitam os ciclistas, nas esquinas, eles dobram sem levar em conta as bicletas que estão seguindo em frente. Os carros estacionam jogando os ciclistas para o meio da rua. Quando vem um ônibus é um Deus nos acuda. Os ciclistas ficam exprimidos e qualquer vacilo pode ser fatal.
Não dá mais para esperar, vamos lutar pela construção de ciclovias.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB