Segurança Pública

A cada dia nos assustamos com o aumento da criminalidade. As cadeias estão lotadas e as ruas infestadas de bandidos. Ontém um família lutou contra assaltantes na Pedreira. Hoje um homem foi morto a tiros na Terra Firme. Mais assaltos no PAAR e em quase todos os Bairros de Belém. Este clima ganhou o Estado. Em Marabá, Santarém, Altamira todos os dias as rádios locais e os pequenos jornais semanais estampam a violência crescente.
Deixando de lado a sensação de insegurança, precisamos urgente de solução. O povo não aguenta mais a sensação ou a insegurança real.
Essa juventude toda atrás das grades, quanto desperdício, pois a cadeia não ressocializa ninguém e a população não suporta pagar a conta de alimentação, agentes prisionais, construção de novos presidios e colções queimados em rebeliões, tudo isso para nada.
Mais do que carros, armas e homens, precisamos de inteligência ou perderemos a guerra. Nada de acusações do tipo governo x oposição, o problema é maior que picuinhas políticas de quem quer cargo eletivo.
Por exemplo: o que adianta prender apenas duas jovens mães vendendo petecas de nóia ou pasta de cocaina se o distribuidor continuará solto arregimentando outras vendedoras? o que adianta lotar as cadeias de jovens acusados de pequenos furtos se não lhes forem dada a chance de viver fora do mundo do crime?
O sistema integrado de polícia e sua central de inteligência precisam detectar de onde irradia a onda de criminalidade e atacar os focos. O Governo deve fazer convênios de coperação técnica com as duas maiores universidades e seus cursos de humanas formando um laboratório de estudo das causas da cirminalidade, interligado a cúpula do sistema de segurança. Vamos chamar as igrejas e as entidades de direitos humanos como sócias desta luta. Sem, contudo, deixar de intensificar as ações ostensivas de combate a violência e a criminalidade.
Participe desse debate aqui no Blog.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB