ESCREVENDO SOBRE O PT III

Não posso escrever sobre o PT do Pará sem citar algumas pessoas importantes e suas áreas de atuação. Peço desculpas antecipadas, pois estas citações fazem parte de um esforço de memória, uma vez que existem poucos documentos e os que existem estão dispersos, assim conto com a colaboração das pessoas para atualizar as referências. Vamos a elas.
Paulo Rocha, Bira, Antonio Pereira, Zé Carlos, Pascoa Costa e Silva lideravam os sindicalistas urbanos da CUT e uma parte do movimento rural, localizada no baixo e médio Tocantins.
Venise Rodrigues, Luís Araújo, Aldenor Júnior e Edmilson Rodrigues, participavam do movimento estudantil, professores da rede pública, e do movimento popular, a CBB deve muito a eles.
Bira Diniz, Bordalo ficavam com a FASE e o movimento popular da Sacramenta e da área Ferro Costa.
Humberto Cunha (eleito vereador pelo PMDB em 1982, após posse, aderiu ao PT), Iza, Paulo Weil, Jaime Teixeira, Edilza, Raul Meireles construíram um grande e importante grupo político. Eles participavam das lutas populares no Bairro do Jurunas, lembram do CDOP? Lá também participava Piteira e outros, atuavam na SPDHH com Carlinhos Boução; no movimento estudantil, a Caminhando, destaco a participação de Jarbas Vasconcelos; na formação de líderes sindicais como Branco, Ceará, Benezinho, Gatão e o movimento de mulheres operárias como as castanheiras.
Geraldo Pastana, Avelino, Valdir Ganzer, Pedro Peloso, Raimundinha e Airton Faleiro atuavam no movimento sindical rural, com sua lamparina, vindo de Santarém e Oeste do Pará com a intenção de se espalhar pelo Estado inteiro.
Everardo, Aninha, Alberto Damasceno e Orlando Buticão atuando ali pela Pedreira, na CUT e também no movimento estudantil.
Maurílio e Marcílio Monteiro, Zé Raimundo, Botelho organizavam o movimento secundarista.
Babá, Berna, Vinicius, Zé Flávio e Chico Cavalcante pregavam a aliança operário-estudantil para construir o novo mundo.
Muita gente boa fazendo política com bons propósitos. Não havia malícia ou esperteza, todos, com seus métodos, às vezes estranhos, mais de boa fé, queriam construir uma sociedade justa e igualitária e o PT era esse instrumento, tático para alguns, estratégico para outros.
Partido de massas ou partido de quadros ? pelo método democrático ou revolucionário,? bem, íamos adiando a polêmica, o importante era fazer política e construir o socialismo derrotando a burguesia, os coronéis, os latifundiários e os grandes projetos contrários aos interesses do povo do Pará.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB