VALE QUER CONSTRUIR USINA TERMOELÉTRICA EM BARCARENA NO PARÁ

A Companhia Vale do Rio Doce entrou junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Pará com um pedido de licenciamento para construir, em Barcarena, uma Usina Termoelétrica que funcionará a base de carvão mineral importado da Colômbia e vapor de água, utilizando como fonte de abastecimento o Rio Pará.
A Usina gerará 600 MW de energia dos quais 300 MW serão utilizados para os projetos de expansão da empresa e o restante será disponibilizado para ser vendido pela Eletronorte através do sistema integrado.
A UTE apresenta alguns problemas, tais como:
1. O Pátio de cinzas que será gerado após a queima do carvão;
2. O transporte do carvão será por via marítima e o desembarque será feito por esteiras com riscos de desastre para o Rio Pará;
3. A Empresa alega que o enxofre produzido pela queima do carvão será todo tratado, mais isso ainda não está claro;
4. Durante a construção serão recrutados 3.500 operários e na operação apenas 120 trabalhadores;
5. A implantação desta UTE muda a matriz hidrelétrica justamente na região onde se localiza o maior potencial hídrico do planeta e a maior hidrelétrica em solo brasileiro que é Tucuruí;
6. O principal e mais grave problema é a emissão de dióxido de carbono. Segundo o RIMA apresentado a UTE de Barcarena gerará 2,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.

O Processo de licenciamento ainda está em andamento, até agora já foram realizadas as audiências públicas e estamos a espera do posicionamento do órgão ambiental estadual.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB