Rumo a um novo futuro


Estamos vivendo os novos tempos e novos avanços tecnológicos que encantam jovens e preocupam os mais velhos. O ideal é aproveitarmos os avanços da nova sociedade sem perder as coisas boas que acumulamos ao longo de anos da nossa história civilizatória.

Já pensou em poder falar com qualquer pessoa em tempo real, mesmo ela estando em Amsterdã? Hoje isso é possível, e é bom. Já pensou em poder assistir ao vivo os jogos internacionais, vendo a bola entrar no momento em que de fato o gol está acontecendo? E fazer compras num shopping center, lugar onde tem de tudo e com todo conforto?

Os mais jovens se adaptam rapidamente e passam o dia com seus smartphones, teclando nas redes sociais e acessando, através das páginas de busca eletrônica, um mundo de informações em qualquer área do saber humano. Isso os encanta e produz muitas mudanças nas suas concepções e visões sobre a vida.

Os mais velhos olham tudo muito desconfiados. E dizem: “Os jovens sabem muitas novidades, consomem tudo com voracidade, mas não leem tantos livros como lia-se antigamente, não decoram quase nada; não querem saber as fases da lua e sua influência sobre a vida; não identificam os peixes dos rios; não se interessam pelas plantas que curam; não dão importância aos saberes da terra; parece que perderam o interesse pelos pássaros e seus cantos bonitos; as árvores e a floresta não lhes agrada tanto quanto os edifícios”.

 O consumismo impera. À semelhança de uma máquina trituradora, desmancha sociedades e culturas.  Contudo, não moi aquilo que é duro e resistente. Culturas antigas e arraigadas tiram do novo o que de fato pode contribuir e melhorar a vida das comunidades e das famílias. As populações tradicionais, com sua experiência acumulada, são fator de resistência que “mesmo desejando a modernidade, se recusa a deixar-se desintegrar por ela” (Edgar Morin). O conflito entre o velho e novo é o prenúncio do limiar de um passo histórico da humanidade.

A visão de  Michaël Lowy, com a qual encerro esse artigo, parece adequada para a reflexão propostas: “Não se trata de encontrar “soluções” para certos problemas, mas outro modo de vida, que não será a negação abstrata da modernidade, mas sua superação (Aufhebung), sua negação determinada, a conservação de suas melhores aquisições e sua superação rumo a uma forma superior da cultura – uma forma que restituiria à sociedade certas qualidades humanas destruídas pelas civilizações burguesa industrial. Isso não significa um retorno ao passado, mas um desvio pelo passado rumo a um novo futuro...”

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB