Oposição não é destruição

Ser oposição é apontar os defeitos e propor novas soluções. A meta é atingir o bem comum, tendo em vista que devemos buscar sempre um mundo melhor para todos.

Vejamos um caso concreto A segurança pública de todos os cidadãos paraenses. Hoje ninguém está imune de ser vítima de qualquer violência urbana no Pará. Os delitos criminosos atingiram todos os municípios, tanto faz ser na zona urbana quanto rural, em municípios pequenos, médios e grandes, todos estão sujeitos a crimes e criminosos.

O Governo atual é responsável e disso não pode se escusar. Mas é responsável por tudo que encontrou, lógico que é. A responsabilidade aqui não é a de ter causado a violência. O Governo é responsável por encontrar as soluções e executar medidas que combata a violência e garanta a paz ao povo.

A oposição também tem responsabilidade. Os que perderam as eleições ou pretendem apresentar-se como candidato tem obrigação de apontar alternativas as propostas oficiais, mas podem concordar com as medidas adotadas pelo Governo e ajudar na sua implementação. A oposição não pode fazer duas coisas: ficar de braços cruzados para ver o circo pegar fogo ou contribuir para o fracasso de medidas que são favoráveis ao povo.

O Governo também não pode ser auto-suficiente, achando que só ele tem razão e tudo que vem da oposição não presta. Deve lembrar, acima de qualquer coisa, o fim a ser alcançado é o bem estar da população.

No Pará, há muito tempo que Governo e Oposição não agem em favor do povo. No lugar de ao final das eleições desarmarem os palanques, eles mantém o clima de campanha permanente. Os problemas aqui passam a ter cores dos partidos. Quem está no Governo, quer resolver tudo sozinho, fecha os ouvidos para as críticas e soluções. Quem está na oposição joga pedra e torce contra, mesmo que isso signifique colocar em risco o bem estar da população.

Tudo funciona mais ou menos como as torcidas de Payssandu e Remo. Se o jogo é contra um time de fora, não importa, torcemos para que o da casa leve uma surra, seja humilhado em campo. Cada gol do time de fora do Pará no nosso adversário interno é uma festa que fazemos. Muita gente torceu para o Pará perder a copa para Manaus. O Pará perdeu. Os hotéis perderam. O turismo perdeu.  Nossa economia perdeu. Tudo bem, pois a Governadora foi derrotada nas urnas, é que importa.

Antonio Lemos foi um visionário administrador de nossa cidade. Planejou bairros, construiu praças, implantou esgotos, criou parques. Mas foi arrancado de casa de pijama por uma turba enfurecida, estimulada pelos seus oposicionistas. Antonio Lemos pegou um navio, foi embora e nunca mais pois os pés por aqui. Ficamos na saudade. Os que venceram Antonio Lemos impuseram a política com ódio, resumida na frase "aos amigos, a lei; aos inimigos, os rigores da lei", e assim continua até hoje.

Para por fim a esse tipo de política nefasta, o eleitor precisa reprová-los. Não devemos aplaudir as atitudes destruidoras dos nossos interesses. Queremos que a oposição de prepare bem, apresente alternativas e ajude o governo a melhorar nossas vidas. Queremos que o governo deixe de partidarizar os problemas, escute com humildade as criticas e aceite as sugestões. Antes de pensar em vocês, pensem em nós o povo.


 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB