Açoreanos povoaram Bragança a partir de 1753

O governador Fracisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Marques de Pombal, no ano de 1753: "Dá o nome de Bragança a Vila de Souza no Caité, que assim se chamava por ser este o appelido do seu antigo Capitão Donatario (Álvaro do Souza); e como entaõ por extremo puco animada jazia pobremente entre ruinas pede aõ Ministerio que a mande povoar de Ilheos Açorianos para que cresça e propere. Erige ao pé da Casa Forte do Rio Guamá a Villa de Ourem, principiando-a com cento e sessenta Indigenas tomados a diversos Contrabandistas; e nella estabelece uma Escola de lingua Portugueza para a Mocidade. Obetem do Ministerio algumas familias e homem solteiros ilheos Angrenses e Michaelenses para lançar raizes de vivenda nesta Povoaçaõ. Funda um Lugarejo como o nome de Tentugal quasi nas vertentes do rio Caité com alguns Casaes a fim de terem canoas promptas para communicaçaõ dos habitantes de Ourem com os de Bragança;"
Estas informações estão no livro Compêndio das Eras do Província do Pará , pags 160 e 161 de Antônio Ladislau Monteiro Baena.

Quero ver como ficam os historiadores de Bragança diante dessas informações. A Vila do Souza do Caité passou a se chamar Bragança em 1753 e foi povoada, entre outros, por açoreanos trazidos pelo Governador Mendonça Furtado. A ligação de Bragança para Belém começava como um trecho de feito de canoa até a Vila Tentugal. De lá seguia-se em lombo de animal até Ourem. De Ourem vinha-se de barco até Belém. Gostaram?
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB