Um presente para Belém

Belém é uma cidade bonita, charmosa, morena e maltratada. Completa hoje 396 anos de fundada, em quatro anos chegará a quatro séculos de existência, contados da data em que as três barcas, saídas de São Luís do Maranhão, chegaram as margens do igarapé do Piri. Na verdade eles chegaram um dia antes, ficaram fundeado próximo da Cidade esperando o dia seguinte, 12.01.1616, para desembarcar e fundar a Cidade de Belém.

Belém foi a primeira cidade da Amazônia, servindo de base para ocupação de toda a região e ganhou muitas obras importantes, como o as belas igrejas, a fortificação, os casarões e palácios. Depois, já no período da borracha, recebeu porto, aeroporto, praças, urbanização e um belíssimo teatro. Estas obras ainda estão embelezando a Cidade, mostrando os momentos de sua glória. Belém, isolada, sem atrativos econômicos, entrou em declínio e ficou assim até a abertura da Belém-Brasília, mas era ditadura militar e tudo ficou cor de chumbo.

Depois da abertura democrática, os prefeitos que se sucederam no poder da Cidade, maltrataram muito Belém. Deixaram como legado uma cidade sem planejamento e com obras de gosto duvidoso. Um elevado que não tem túnel e um túnel que não tem elevado são as marcas que contrastam com as obras de Landi ou as intervenções planejadas de Antônio Lemos.

Em quatro anos, antes de Belém completar 400 anos, podemos mudar o destino da nossa Cidade elegendo uma boa equipe de administradores para começar a escrever um novo futuro. Vamos dar este presente para Belém?

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB